Avatar do usuário
Por fernandasi
Quantidade de postagens
#123622
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a saúde. Conquanto, tal perrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se o tabagismo e vape em ascenção no Brasil, dificultando, deste modo, a universalisação desse direito social tão importante. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater à dependência de jovens à essas substâncias no Brasil. Nesse sentido, cigarros eletrônicos e brancos. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o livre acesso à essas drogas lícitas entre os jovens como impulsionador da dependência de jovens á tais substâncias no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo IBGE- instituto brasileiro de geografia e estatística- 20%, 1/5 dos usuários de vapes no Brasil entre 12 a 24 anos são dependentes de vapes no país. Diante de tal exposto, a dependência persiste na sociedade, o que contribuiu para enfermidades. Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o ministério da saúde, por meio do Estado destarte a criação de política publicas a fim de combater a distribuição e o livre acesso de vapes e tabaco. Assim, se consolidará uma sociedade mais harmônica, onde o Estado desempenha corretamente o seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#124304
Olá! Fernanda você estruturou muito bem seu texto. Mas, na sua introdução você não apresentou os argumentos de forma direta. No lugar do ponto final, poderia colocar dois pontos e apontar os argumentos a serem desenvolvidos adiante. Nos parágrafo de desenvolvimento D1 e D2, você apresentou os argumentos genericamente. Não colocou consequências derivadas dos seus argumentos ou até mesmo exemplos práticos, que poderiam leva o leitor a uma reflexão mais crítica sobre o tema. Você apenas reafirmar seus argumentos de diferentes formas. Na sua conclusão você inverteu os agentes seria o Estado por meio do Ministério da Saúde, nomes de órgãos governamentais são escritos com iniciais maiúsculas. Ainda em em seu parágrafo conclusivo, você não expôs os elementos: detalhamento e modo meio.

Obs: Fernanda foque em aprofundar causas e consequências dos argumentos. Ademais, pontuação e o uso correto de conectivos também devem ser estudos . E muita atenção na conclusão, estude cada elemento não esqueça nenhum. Abraço! " Acalme o coração, é apenas uma etapa da sua vida, tudo passa ".
0
Avatar do usuário
Por fernandasi
Quantidade de postagens
#124646
@Eli79, Muito abrigada! ❤️
Poderia me dá dicas pra melhorar o meu argumento?
0
Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#124726
@fernandasi,

Olá! Boa tarde.

1. Fernanda é o seguinte argumento é leitura. Mas, não é ler qualquer coisa. Recomendo ler livros de sociologia, filosofia e história, aqueles livros de ensino médio principalmente. São livros que em certos temas são superficiais, mas são completos para desenvolver argumentos mais robustos.

2. Faça uma leitura ativa, e também fichas de leitura com pontos importantes sobre o tema que está estudando.

3. Revise as fichas com constância.

4. Estude atualidades em âmbito brasileiro. Principalmente geopolítica.

5. Lembre-se todo problema tem suas causas e suas consequências, e exemplos práticos.

6. Prática sempre.

Abraços! Bons estudos. ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
24 Exibições
por Hannah00
O combate ao tabagismo no Brasil
por JoaoPedro72    - In: Outros temas
7 Respostas 
1378 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
113 Exibições
por Edsonj
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por Leticia1837    - In: Outros temas
0 Respostas 
200 Exibições
por Leticia1837
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por alexstudies    - In: Outros temas
0 Respostas 
119 Exibições
por alexstudies
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por Maria157    - In: Outros temas
0 Respostas 
112 Exibições
por Maria157
7 Respostas 
230 Exibições
por Samara102006
O Tabagismo entre os jovens no Brasil
por mijsss    - In: Outros temas
0 Respostas 
145 Exibições
por mijsss
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por mijsss    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por mijsss
0 Respostas 
101 Exibições
por Nicany

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

o cotidiano do povo brasileiro, tem-se notado car&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM