Após a segunda guerra mundial, inicia-se o processo de modernização da saúde, com modelos voltados para grandes hospitais e diversas especialidades médicas, a população já começava a sonhar com um sistema de saúde gratuito como um futuro não muito distante. Sonho esse que foi colocado em palta na 8° conferência nacional de saúde, em 1986 com a intuito de criar-se um sistema único de saúde gratuito, aprovado 2 anos depois e regulamentado pelas leis 8080 e 8142, vigente também na constituição federal de 1988 "ART. 196. A saúde é um direito de todos e dever do estado, garantido mediante a políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação"
E de fundamental importância que reconheçamos a beneficência do SUS para com a população brasileira, direito esse que foi conquistado mediante as vastas lutas de um povo, que enfrentou o regime militar e lutou por dignidade, por educação, por saúde, e pelo direito a vida, que são os pilares de qualquer estado democrático. Somos sabedores que o sistema possui enumeras falhas, entretando o mesmo abrange todo o território nacional, e proporciona desde a vacinação a complexos transplantes de órgãos. Se faz necessário um maior investimento, uma melhor qualificação dos profissionais, e uma melhor administração por parte da união, para que o SUS continue a promover a saúde, em todos os âmbitos brasileiros, desde os grandes centros urbanos até às populações ribeirinhas na Amazônia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada