É válido analisar que dentre os anos de 2011 e 2016, a taxa de matrículas de inaudíveis na Educação Básica caiu de 10 mil a 5 mil, diferentemente de classes comuns que aumentaram nos anos de 2012 e começaram a cair de forma minunciosa nos anos de 2014.
Por isso, consequentemente, o educador americano que se tornou o primeiro presidente inaudível da Universidade Gallaudet declara "Surdos podem fazer tudo o que os ouvintes fazem, exceto ouvir".
Paralelo a isso, se destaca a importância do ensino da Libras para promover a participação de classes especiais, porém, infelizmente não é praticada comumente nas escolas. Contudo, o idioma só foi certificado como segunda língua oficial no Brasil em 2002.
Entende-se, portanto que para alcançar formas de de apoiar o uso de Libras, é adequada ações vindas do poder público, como manifestações de conscientização, fazendo o povo ir para as ruas realizar protestos a respeito disso. Dessa maneira, tem como resultado uma maior inclusão para ampliar sua autonomia na parte educativa, pois os "Surdos podem fazer tudo o que os ouvintes fazem, exceto ouvir".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada