Em primeiro lugar, os presídios nacionais crescem cada vez mais a população carcerária, no entanto a precariedade mostra a situação contraria aos direitos humanos. Também a falta de recurso médicos como enfermaria e apoio psicológico são agravantes, por exemplo, no Brasil existem 1300 psicólogos e 270 psiquiatras em contraste a população carcereira é de 550.000 detentos, sendo 350 presos para cada profissional da saúde.
Além do mais, a falta de iniciativas de inclusão social de ex-presidiários tem relação com a superlotação. A realidade das penitenciarias é um universo regulamentado pelas facções e a criminalidade interna, assim cada detento ser refém a continuar. Por mais que o objetivo seja a inclusão social do indivíduo, isso não ocorre, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) em 67% dos presídios não existe o acesso a livros aos detentos, dificultando a alfabetização e educação, outro fator é o preconceito da sociedade em relação a ex-detentos que se torna empecilho na inserção ao mercado de trabalho.
Portanto, é evidente a situação de superlotação carcerária brasileira, visando a alterar essa realidade, o Ministério de Cidadania e o de Justiça e Segurança Publica deve fazer reestruturação carcerária, por meio de medida investimentos da infraestrutura e recursos médicos e além mais a separação de facções enfim gerando diminuição de confrontos e por fim programa internos educacionais nas penitenciaria como bibliotecas interativas com familiares, o detento e a família terão acesso aos mesmo livro fazendo com que mesmo em realidades diferentes estão conectados, essas medidas permitiram a mudança resultando na diminuição da população carcerária gradativamente e maior efetividade da inclusão social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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