Diante desse cenário , vale ressaltar que a negligência governamental está intimamente relacionada com o sobrepujamento de postagens nas midias sociais. Acerca disso, segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Todavia, é notável que o poder público não cumpre o seu dever enquanto agente fornecedor de direitos mínimos , posto que não viabiliza recursos no que tange à segurança de dados. Isso é perceptível, seja pela escassez de campanhas sobre os perigos da superexposição nas redes sociais , seja pela falta de fiscalização dos constantes crimes cibernéticos no meio virtual.logo , é inegável que nem mesmo a esfera pública foi capaz de garantir a seguridade digital no Brasil.
Ademais, é importante salientar que o estado deficitário da educação brasileira também contribui para a superexposição nas redes sociais no cenário nacional. Nessa perspectiva, de acordo com a teórica Vera Maria Candau o sistema educacional atual está preso nos moldes do século XIX e não apresenta propostas significativas para as inquietudes hodiernas . Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras , uma vez que são amplamente conteúdistas e pouco voltadas para a formação cidadã dos alunos, não estimulam o contato dos estudantes com conteúdos relativos ao uso conciênte da internet , o que , lamentavelmente , forma cidadãos totalmente manipulados pelos meios virtuais e constantemente expostos à superexposição . Assim, com a carência de um ensino digital, a escola contribui para a persistência da problemática.
Portanto, são necessárias medidas operantes que contenha a superexposição nas redes sociais. Para isso, compete ao Ministério da Educação a promoção de um ensino digital nas escolas brasileiras, por meio da criação de uma disciplina obrigatória as escolas, na qual serão propostas aulas sobre o uso correto das redes sociais, bem como os impactos negativos causados pela exposição exagerada em tais meios virtuais , tendo como objetivo a formação de cidadãos críticos e preparados para o "mundo tecnológico" . Nesse caminho, o direito à segurança digital estará assegurado entre a população , assim como rege a "magna carta".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.