• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Michelle
#65909
No filme “As vantagens de ser invisível”, Charlie enfrenta um período de depressão por conta da perda da tia e do melhor amigo, que se suicidou, na produção expõe as dificuldades que pessoas com transtornos mentais enfrentam ao tentar socializar. A falta de uma relação familiar saudável é um fator que coloca em risco a saúde mental de jovens, diante desse cenário, faz se necessária analisar os fatores que favorecem esses riscos.
Atualmente, em relação a problemas de saúde mental, existe uma marginalização devido a conceitos mal formulados, como “fraqueza”, jovens que estão em um período complexo de desenvolvimento acaba sendo os mais afetados, por vir sofrendo a pressão excessiva que vem dos familiares ou as altas expectativas, uma pesquisa divulgada pelas OPAS, que o suicídio está classificado em terceiro lugar como a principal causa de morte entre jovens de 15 e 19, o que evidencia os cuidados maiores que deve ser tomado diante a saúde mental de adolescentes.
Segundo o psiquiatra Rodrigo de Almeida “cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.”, a depressão é a primeira doença como causa do suicídio, sabe-se que ela é caracterizada por uma tristeza, que faz com que o indivíduo se sinta desestimulado e com baixa autoestima, é necessário que problemas como esses sejam levados a sério, sendo inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
É perceptível que problemas de saúde mental devem ser levados mais a sério e para que esse cenário seja melhorado o Ministério da Saúde junto com a mídia, comece divulgação de campanhas e palestras dando visibilidade a esse assunto, além disso responsáveis devem se manter atentos em relação ao comportamento dos filhos, mantendo o dialogo, para que esses casos sejam reduzidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Willyancarva
#66286
Muito bom o Texto !!!
De 1000 pontos Daria 870 pontos
Faltou um pouco mais de contextualização no desenvolvimento mas ficou ótimo


Poderia avaliar o meu ?
Avatar do usuário
Por tpwkj23
#66834
Gostei do seu texto, daria uns 740/760 pontos. Na sua conclusão achei só 3 elementos, agente, ação e efeito. Sobre as problemáticas, na sua introdução achei só uma que é a falta de uma relação familiar saudável, e você menciona ela no desenvolvimento 1 mas acho que faltou desenvolver um pouco, e você tem que colocar o nome da organização antes de colocar a sigla (ou colocar a sigla e depois o nome inteiro), por exemplo: Pesquisa divulgada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Por caroline341
#66910
Pessoal estou começando a treinar para redação, ano que vem pretendo fazer Enem e eu gostaria muito da ajuda de vocês. Abaixo está uma redação que fiz.

Depressão e suas consequências entre os jovens do Brasil.
O aumento nos casos de depressão entre os jovens no Brasil, apresenta um grande desejo a ser enfrentado nos dias de hoje, sendo de uma forma mais compreensiva e mais organizada pela sociedade em que vivemos. Isso ocorre não só pelo grande aumento de suicídios em todo o país, mais também pelo grande e descontrolado uso de redes sociais. Sob essa situação, é importante discutir sobre esses fatores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão - um total de 11,5 milhões de casos. Esse é o maior índice na América Latina e o segundo maior nas Américas. Entretanto as principais causas desse acontecimento está a depressão que apresenta um enorme sofrimento na vida dos jovens, que passam por diversas situações, como problemas familiares, convivência em grupos e outros.
Contudo, por não conseguirem aguentar a pressão, os jovens acabam vendo a única saída de todos seus problemas dando fim à sua vida.

Com isso, o grande fenômeno das redes sociais, vem causando uma grande sensação de expectativa de vida, que muitas vezes não corresponde a realidade. Nas redes a vida parece ser perfeita, todos são felizes, viajam. É aí que o jovem, não se vê inserido no contexto e começa a imaginar que a existência dele não faz sentido e assim surge a depressão.

Portanto, algumas medidas devem ser tomadas para amenizar esta situação. Com isso o Ministério da Saúde deve fornecer atendimento e tratamentos psicológicos e colocando o maior número de profissionais possíveis desta área no (SUS), tentando resolver a depressão com uma doença patológica. Também Instituições Religiosas e palestras podem oferecer um auxílio psicológico a esses jovens, a fim de mostras novas possibilidades para eles.

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM