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Por Vitruvio
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De acordo com Simone de Bouvoair, "ninguém nasce mulher, torna-se mulher". Com efeito, a conceituada frase da filósofa francesa demonstra como os papéis de gênero foram pré-moldados e, com isso, a caracterização do feminino fora escanteada. Nesse sentido, no cenário político brasileiro, essa assimetria também é notória. Por conta disso, analisar como a marginalização do "segundo sexo" é a marca de um problemático legado histórico, e como suas consequências disso ressoam até os dias hodiernos, é um passo fundamental para mitigar tamanha desigualdade.
Primeiramente, deve-se ater ao fato de que os primeiros registros já destacam a discrepância na ocupação dos indivíduos na sociedade em relação ao seu ao sexo. Acerca disso, a Grécia Antiga, berço da democracia, exemplifica essa questão, pois, mesmo transgredindo os modelos da época, permitindo que a população escolha os seus representantes, também delimitava o conceito de cidadania, excluindo, assim, as mulheres do processo eleitoral. Logo, fica claro que, se na política atual, 82,3% da Câmara dos Deputados é composta por homens, como apontado por uma matéria do portal G1, muito se deve a uma longa sucessão secular que ainda está muito longe de ser superada.
Consequentemente, uma vez que as mulheres não participam do processo legislativos, as pautas tão fundamentais para a igualdade de gênero acabam sendo, drasticamente, retardadas. No que concerne a essa premissa, o fenômeno, "Barbie", filme de Greta Garwing, explora a importância da representatividade através da hipérbole de um mundo, essencialmente, falocêntrico, que, mesmo enaltecendo a figura feminina através de ideias autônomos e emancipados, retifica seu papel como objetos de consumo e marginaliza seus locais como coadjuvantes na construção do desenvolvimento coletivo. Logo, quando as marcas do patriarcado ecoam em todas as esferas da sociedade, a inserção das principais vítimas desse sintoma se concretiza como a única forma de mudança.
Logo, em virtude desse panorama, fica nítido a necessidade de ações que transformem a atual conjetura social. Para isso, o Legislativo, entidade máxima na formulação de leis no país, deverá garantir que a proporção entre mulheres e homens no Senado seja equilibrada. Isso será possível por meio da criação da lei "política sem gênero", que garantirá que nenhum partido atue com uma diferença de maior do 10% no sexo dos membros envolvidos. Com isso, espera-se que, paulatinamente, a igualdade de gênero no Brasil se torne cada vez mais possível e a lembrança acerca da existência de um "segundo sexo" se limite aos acervos das bibliotecas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Vitruvio
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#121872
@OlrenBeat Olá. Eu vi uma das suas correções nesta plataforma e gostei muito da sua abordagem. Caso tenha tempo, poderia corrigir minha redação? Agradeço!
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