Diante desse cenário, é persistente o preconceito em relação à ocupação das mulheres em cargos políticos. Sobre esse viés, a ideia de superioridade masculina, principalmente no trabalho, é fruto de uma herança de pensamentos dos tempos primordiais,em que a mulher tinha seus direitos limitados,e pelo que é percebido,ainda vigente na sociedade contemporânea.E tem como consequência a criação de filosofias preconceituosas sobre atuação feminina em diversos campos do trabalho, sendo que com a política não é diferente. Assim, quando uma mulher entra na política por vezes pode ser desrespeitada, caluniada e até negligenciada pelos seus próprios colegas de trabalho e também pela população. Logo, ao se sentir coagida pelo preconceito é induzida a abandonar o cargo.
Ademais, vale salientar que a desinformação a respeito da participação feminina em cargos políticos, também é uma das causas da sub-representação. Dessa maneira, a desinformação sobre esse assunto, fortalece mais e mais os velhos pensamentos de superioridade masculina, uma vez que não existe a incentivação e o compartilhamento de experiências de mulheres que tiveram voz na política. Assim, o compartilhamento de informações sobre a participação feminina nesse setor é intrínseca pois serve de incentivo para outras mulheres.
Portanto, ao relembrar a fala de Martin Luther King (líder pacifista estadunidense) "O que mais me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons", é urgente que a voz feminina na política seja escutada, e para isso é cobrado ao Ministério da Justiça-órgão responsável pelos direitos políticos e pela justiça-a promoção de políticas públicas que visem a incentivação feminina na política, por meio da Secretaria de Ações Integradas, devendo também fazer campanhas publicitárias que enfoquem a representação feminina nesses cargos. Dessa forma, com certeza haverá uma maior participação das mulheres no trabalho político e então realmente será mudado o que está escrito na Constituição de 1824.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.