Em primeiro plano, é importante reconhecer que a superlotação é um fator determinante para a falha do sistema carcerário. Segundo dados de 2017 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil tornou-se a 3° maior população carcerária do mundo, com prisões lotadas. Consequentemente, a proliferação de doenças são facilitadas nessa situação e estima-se que cerca de 20% dos presos são portadores do HIV. Dessa maneira, é notório que haja uma solução para esse contratempo.
Ademais, outro fator encontrado é o mau investimento, do qual está associado ao problema. Nesse contexto, Nelson Mandela destaca que "A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo." Diante desse cenário, o pensamento do líder africano encontra-se distante da realidade brasileira, visto que é investido 20 bilhões de reais por ano para construção de novas prisões ao invés de escolas. Logo, é inadmissível que esse quadro continue a perdurar.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para combater a falha do sistema carcerário brasileiro. Para isso, cabe ao governo em parceria com o Ministério da Educação incentivar maiores investimentos na educação brasileiro, por meio de oficinas educacionais - a fim de evitar a criação de criminosos e promover a construção de cidadãos instruídos. Desse modo, a utopia pregada pelo major Quaresma poderá ser comparada com a realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada