Página 1 de 1

Sobrepeso e obesidade no Brasil

Enviado: 28 Jul 2021 09:43
por Jocklevirol
A condição de sobrepeso indica que uma pessoa possui IMC (índice de Massa Corporal) superior a 25, valor considerado como normal. Tal estado corpóreo possui diversos efeitos sobre a saúde física e emocional do indivíduo, estando geralmente associado a diabetes, hipertensão, depressão, compulsão alimentar, entre outros. Esse tipo de quadro se apresenta mais presente em pacientes com obesidade (considerada uma doença pela OMS) os quais se encaixam quase 8% da população brasileira.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em parceria com o Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira está acima do peso, com 15% destes se encaixando como obesos. A pesquisa também revela que esses casos se apresentam mais comuns nas regiões Sudeste e Sul, principalmente entre membros de classes de maior poder aquisitivo, localizado no território urbano.
Nessa pesquisa pode ser observada uma relação entre o avanço das indústrias alimentícias e a obesidade infantil, dados de 1974 classificavam 1,4% das crianças entre 5 a 9 anos como obesas, já os dados de 2009 apresentam o crescimento para 16,6% entre a mesma faixa etária. Fato que se apresenta em todas as demais idades.
No tocante a tal assunto, observa-se a grande necessidade de conscientizar a população em geral sobre a obesidade e o sobrepeso, suas causas e consequências, bem como estimular a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável. Assim podemos inverter o crescente avanço do sobrepeso no Brasil.