Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#41113
Na série” Prison Break” é narrada a história do T-Bag, o qual sofria agressões físicas e mentais dentro da prisão, e não somente isso, como também adquiriu doença no trato respiratório. Fora da ficção, é nítido que dentro dos presídios brasileiros esses acometimentos são recorrentes, uma vez que os detentos sofrem fisicamente e psicologicamente, e o contágio de doenças respiratórias tem aumentado dentro dos cárceres. Logo, são necessárias medidas para resolver esse tal impasse que tem como causa a precariedade das celas e que traz muitas consequências, sendo uma delas os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a precariedade das celas como a falta de manutenção é a principal causa dessa problemática. Segundo o artigo 5° da lei te execução penal “ A falta de manutenção do encarceramento de um preso prejudicará o estado deplorável de saúde e também o seu caráter ressocializador”. Nessa perspectiva, é evidente que o indivíduo que vai para a prisão com a sua saúde 100% e de lá sai com doenças devido a micro-organismos patogênicos presentes no local de reclusão pela falta de manutenção nas celas, tem o seu papel ressocializador não eficaz, diante disso, voltam a cometer delitos . Dessa maneira, faz-se necessário o órgão responsável resolver tal problema.

Ademais, os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais têm aumentado. Haja vista o caso do “ Massacre” do Carandiru, em São Paulo no ano de 1992, no qual oficialmente foram executados 111 presos . Nesse sentido, esse acontecimento histórico é visto na atualidade pelo despreparo desses agentes de segurança, e também, a precariedade das celas que os fazem cometer abusos e agressões. Dessa forma, as autoridades responsáveis devem intervir para resolver tal episódio.

Portanto, torna-se necessário e urgente resolver esse problema. Para isso, o Conselho Nacional penitenciário juntamente com o poder judiciário deverá reformar as penitenciárias e promover palestras, não só restritamente aos presos, mas a todos os agentes da administração pública, por meio da mídia e reuniões nas penitenciárias informando-os do dia e horário para tal realização, e isso acorrerá durante o período de banho de sol e a diligência será feita por profissionais qualificados no assunto, para que os encarcerados e os agentes de segurança vejam a importância da preservação da saúde física e mental dos detentos e agentes, e o real valor da pessoa humana que deve ser respeitado segundo o 5 artigo da Constituição Federal 88, para que os encarcerados não voltem a cometer mais delitos. Assim, aquela cena do T-Bag da série” Prison Break” e nem do “Massacre” que ocorreu no Carandiru em São Paulo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#41129
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários





Na série” Prison Break” é narrada a história do T-Bag, o qual sofria agressões físicas e mentais dentro da prisão, e não somente isso, como também adquiriu doença no trato respiratório.( Faltou o termo coesivo!) Fora da ficção, é nítido que dentro dos presídios brasileiros esses acometimentos são recorrentes, uma vez que os detentos sofrem fisicamente e psicologicamente, e o contágio de doenças respiratórias tem aumentado dentro dos cárceres. Logo, são necessárias medidas para resolver esse tal impasse que tem como causa a precariedade das celas e que traz muitas consequências, sendo uma delas os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais.( Perfeito! Contextualiza, apresenta o tema e a tese.)


Em primeiro lugar, é importante destacar que a precariedade das celas como a falta de manutenção é a principal causa dessa problemática. ( Faltou o termo coesivo!)Segundo o artigo 5° da lei te execução penal “ A falta de manutenção do encarceramento de um preso prejudicará o estado deplorável de saúde e também o seu caráter ressocializador”. Nessa perspectiva, é evidente que o indivíduo que vai para a prisão com a sua saúde 100% e de lá sai com doenças devido a micro-organismos patogênicos presentes no local de reclusão pela falta de manutenção nas celas, tem o seu papel ressocializador não eficaz, diante disso, voltam a cometer delitos . Dessa maneira, faz-se necessário o órgão responsável resolver tal problema. ( Argumentação pertinente, porém a arrematação da tese foi feita de maneira genérica. Na próxima, esclareça a tese!)


Ademais,
os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais têm aumentado. Haja vista o caso do “ Massacre” do Carandiru, em São Paulo no ano de 1992, no qual oficialmente foram executados 111 presos . Nesse sentido, esse acontecimento histórico é visto na atualidade pelo despreparo desses agentes de segurança, e também, a precariedade das celas que os fazem cometer abusos e agressões. Dessa forma, as autoridades responsáveis devem intervir( Interfirir como? Esclareça!) para resolver tal episódio.( Argumentação rasa. Estruture e aprofunde melhor suas ideias! Faça uma relação melhor do ocorrido de Carandiru aos abusos no sistema carcerário! Esclareça também a tese!)

Portanto, torna-se necessário e urgente resolver esse problema. Para isso, o Conselho Nacional penitenciário ( vírgula)juntamente com o poder judiciário( Agente)(vírgula) deverá reformar as penitenciárias e promover palestras(Ação), não só restritamente aos presos, mas a todos os agentes da administração pública, por meio da mídia e reuniões nas penitenciárias(Meio) informando-os do dia e horário para tal realização(Detalhamento), e isso acorrerá durante o período de banho de sol e a diligência será feita por profissionais qualificados no assunto(Detalhamento), para que os encarcerados e os agentes de segurança vejam a importância da preservação da saúde física e mental dos detentos e agentes, e o real valor da pessoa humana que deve ser respeitado segundo o 5 artigo da Constituição Federal 88, para que os encarcerados não voltem a cometer mais delitos( Finalidade). Assim, aquela cena do T-Bag da série” Prison Break” e nem do “Massacre” que ocorreu no Carandiru em São Paulo.( Não entendi a frase de efeito, mas acho que quer dizer que esse tipo de problema não ocorrerá mais. Conclusão perfeita, bem estruturada!)


Você escreve muito bem. Tem base, planejamento e estrutura na sua redação. Só se atente a alguns aspectos facultativos que são importantes. Qualquer coisa, tamo ai!
Se quiser me marcar na próxima, sou @GlendaMorais :) :D
#41990
CORREÇÃO DE REDAÇÃO (perdão pela demora)

TEMA: Situação do Sistema Prisional Brasileiro
Por: @ThaisR

Na série "Prison Break" é narrada a história do T-Bag, o qual sofria agressões físicas e mentais dentro da prisão, e não somente isso, como também adquiriu doença no trato respiratório(1). Fora da ficção, é nítido que dentro dos presídios brasileiros esses acometimentos são recorrentes, uma vez que os detentos sofrem fisicamente e psicologicamente, e o contágio de doenças respiratórias tem aumentado dentro dos cárceres. Logo, são necessárias medidas para resolver esse tal(2) impasse que tem como causa a precariedade das celas e que traz muitas consequências, sendo uma delas os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais.

(1) O que tem haver a doença com as agressões que ele sofria? Faltou explicar isso.
(2) Utilize apenas um dos dois (o "esse" ou o "tal").

Comentários: A sua introdução está boa, bastante organizada.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a precariedade das celas* como a falta* de manutenção*(3) é a principal causa dessa problemática. Segundo o artigo 5° da lei te(4) execução penal(5) “A falta de manutenção do encarceramento de um preso prejudicará o estado deplorável de saúde e também o seu caráter ressocializador”. Nessa perspectiva, é evidente que o indivíduo que vai para a prisão com a sua saúde 100% e de lá sai com doenças devido a micro-organismos patogênicos presentes no local de reclusão pela falta* de manutenção* nas celas*, tem o seu papel ressocializador não eficaz, diante disso(6), voltam a cometer delitos . Dessa maneira, faz-se necessário o órgão responsável(7) resolver tal problema.

(3) Achei esse trecho desnecessário.
(4) Creio que você quis dizer "de".
(5) Faltou uma vírgula aqui.
(6) Esse conectivo não caiu muito bem.
(7) Que órgão é esse?

Comentários: O seu parágrafo está bem organizado, mas, ao meu ver, você não focou no que realmente deveria focar. Você deveria ter explicado por que e como essa precariedade contribui com a situação dos presídios. No entanto, você focou mais na ressocialização e não na precariedade das celas em si.

Ademais, os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais têm aumentado. Haja vista(8) o caso do “ Massacre” do Carandiru, em São Paulo no ano de 1992, no qual oficialmente foram executados 111 presos . Nesse sentido, esse acontecimento histórico é visto na atualidade pelo despreparo desses agentes de segurança, e também, a precariedade das celas que os fazem cometer abusos e agressões. Dessa forma, as autoridades responsáveis devem intervir para resolver tal episódio.

(8) Esse conectivo não é o mais adequado para esse contexto.
Comentários: Esse parágrafo está bastante desorganizado e confuso. Por que as agressões cometidas por policiais têm aumentado? Você diz que é devido ao despreparo dos agentes de segurança, ok, mas como isso ocorre?

Portanto, torna-se necessário e urgente resolver esse problema. Para isso, o Conselho Nacional penitenciário(9) juntamente com o poder judiciário(10) deverá reformar as penitenciárias* e promover palestras, não só restritamente aos presos, mas a todos os agentes da administração pública, por meio da mídia e reuniões nas penitenciárias* informando-os do dia e horário para tal realização, e isso ocorrerá durante o período de banho de sol e a diligência será feita por profissionais qualificados no assunto, para que os encarcerados e os agentes de segurança vejam a importância da preservação da saúde física e mental dos detentos e agentes, e o real valor da pessoa humana que deve ser respeitado segundo o 5 artigo da Constituição Federal 88, para que os encarcerados não voltem a cometer mais delitos. Assim, aquela cena do T-Bag da série” Prison Break” e nem do “Massacre” que ocorreu no Carandiru em São Paulo(11).

(9) Faltou uma vírgula aqui.
(10) Faltou uma vírgula aqui.
(11) Período incompleto.


Portanto, torna-se necessário e urgente resolver esse problema. Para isso, o Conselho Nacional penitenciário, juntamente com o poder judiciário(AGENTES), deverá reformar as penitenciárias e promover palestras, não só restritamente aos presos, mas a todos os agentes da administração pública(AÇÃO), por meio da mídia e reuniões nas penitenciárias informando-os do dia e horário para tal realização(MEIO), e isso acorrerá durante o período de banho de sol e a diligência será feita por profissionais qualificados no assunto(DETALHAMENTO), para que os encarcerados e os agentes de segurança vejam a importância da preservação da saúde física e mental dos detentos e agentes, e o real valor da pessoa humana que deve ser respeitado segundo o 5 artigo da Constituição Federal 88, para que os encarcerados não voltem a cometer mais delitos(FINALIDADE). Assim, aquela cena do T-Bag da série” Prison Break” e nem do “Massacre” que ocorreu no Carandiru em São Paulo.

Comentários: Proposta completa.

obs: cuidado com as repetições.

GlendaMorais poderia corrigir???

A Prática do bullying nas escolas

Boa noite! Sua redação está […]

A mulher no mercado de trabalho

Ashiley por gentileza ;)

O seu maior problema é sua conclusão[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM