Primeiramente, observa-se que o racismo estrutural decorrente dos anos de escravidão e a falta de inclusão dos negros na sociedade após a abolição os excluí do acesso básico ao ensino. Dessa forma, assim como mostrados em dados do IBGE de 2018, com o incentivo e apoio por meio do sistema de cotas, a parcela de pretos e pardos em universidades foram de 50,3%. Visto isso, para os desafios encontrados pelos afetados da desigualdade histórica possuam oportunidades no ensino superior é importante tal ajuda.
Além disso, é notório que a dificuldade encontrada por negros e pardos deriva também da desigualdade social. Sob essa ótica, a necessidade de se trabalhar para sustentar a casa, por exemplo, faz com que crianças larguem a escola.
Portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o sistema de cotas com intuito de melhorar o acesso é importante. Dessa maneira cabe ao poder judiciário e ao ministério da saúde analisar e fiscalizar o funcionamento das cotas, ampliando de forma de acesso e permanência nas faculdades. Somente assim, será mantido todos os direitos assegurados na constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada