Em primeira instância, deve-se destacar a superlotação dos presídios como uma das problemáticas que assola nosso cárcere, uma vez que há mais de 866 mil presos para, aproximadamente, 460 mil vagas. De acordo com a socióloga Julite Lemgruber, nós conseguiríamos resolver esse problema se a lei fosse devidamente respeitada, pois é dito no Código Penal que a pena privativa de liberdade só pode ser aplicada em casos de violência que põem risco à vida. Nesse contexto, poderíamos evitar quase todas as prisões por tráfico de drogas que são 24,7% do total, segundo o Infopen, órgão que lida com dados sobre o encarceramento. Além disso, temos mais de 370 mil presos que ainda não foram a julgamento e podem ser inocentes, no final das contas.
Em segunda instância, tem-se o crime organizado como outro problema que assola o “xadrez” brasileiro, visto que ele surge a partir do desrespeito dos funcionários com os presos e do descaso do sistema, o que, muitas vezes, pode tornar-se um empecilho para a ressocialização esperada pelo Estado. É de conhecimento público que 54% dos presos têm entre 18 e 29 anos, de acordo com Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, muitos deles estão ali pela primeira vez e por delitos pequenos e com o passar do tempo ele entra em contato com o crime organizado onde surgem propostas de proteção e auxílio a família. Todavia, quando esse cidadão saí da detenção ele tem muito mais conhecimento sobre como o crime funciona e está hábil a praticá-lo eficazmente, como explicou o médico Drauzio Varella, que trabalha com o cárcere há mais de 30 anos, no podcast “Poucas”.
Portanto, conclui-se que é necessária uma reestruturação do sistema carcerário brasileiro, já que esse possui diversas falhas. Por isso, devem ser tomadas medidas para que essa questão seja resolvida, tal qual: o judiciário pode adotar penas alternativas para pequenos delitos, como trabalho compulsório ou, até mesmo, voluntariado, que visaria diminuir a quantidade de presos em regime fechado, assim respeitando o Código Penal. Haja vista o postulado de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul: “Ninguém sabe verdadeiramente o que uma é nação até que tenha estado dentro de suas prisões. Uma nação não deve ser julgada pela forma como trata seus cidadãos mais elevados, mas seus menos queridos.”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.