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Por Maduhjkjm
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#75749
No Brasil, país que se consagra desenvolvido, é ilógico pensar que os problemas relacionados à questão do lixo sejam colocados em segundo plano. Nota-se, pois, que esse fator promove uma grave ruptura da ordem constitucional referente à garantia de saúde pública. Logo, enquanto a falta de uma educação socioambiental e de um sistema de reciclagem com alcance geral se mantiver correntes, este problema continuará a afligir o Brasil.

Primeiramente, deve-se enxergar a falta de educação socioambiental como um dos principais problemas ligados ao lixo, pois, a população não sabe a importância da forma correta de tratamento, e consequentemente não cria hábitos para reduzir os impactos resultantes do excesso destes resíduos. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Desse modo, em posse do conhecimento necessário, os cidadãos devem optar em diminuir o consumo de certos produtos e priorizar as empresas que se provam sustentáveis.

Em segundo ponto, é preocupante notar que a forma de descarte, tratamento e reciclagem desses detritos sejam erradas. De acordo com dados da ABRELEPE, quase 40% da população brasileira não tem acesso aos serviços de tratamento e destinação correta desses resíduos. Ademais, estes problemas podem afetar diretamente a saúde pública, por meio da contaminação do solo e da água pelo chorume, visto que, ainda há descarte em muitos lixões perto de áreas residenciais.

Conclui-se, portanto, que visando resolver a questão do lixo na sociedade brasileira, é de urgência que o Governo Federal invista num programa de educação ambiental, que passe nas mídias de massa e ensine as formas corretas de descarte dos resíduos. Também, é imprescindível que o Governo, junto ao ministério do meio ambiente, organize um sistema eficiente de reciclagem que atinja toda a população, evitando, possíveis problemas de saúde, e substituindo os lixões existentes por aterros sanitários. Apenas dessa forma será possível igualar a sociedade atual à idealizada na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por LailaSantos
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#77266
@Maduhjkjm,
Bom dia!
Desculpe a demora em corrigir, estou muito ocupada por aqui!
Seu texto é muito bom, muito bem estruturado, em suma, você está no caminho certo, só precisa de mais prática.
Preste muita atenção à pontuação e às regras gramaticais, são pequenos deslizes que fazem perder pontos na C1.
Seus argumentos foram bem apresentados, na realidade seu texto só precisa ser um pouco "lapidado", retirar os excessos e fazer os ajustes necessários.
Continue a praticar!
Beijos.
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