É primordial citar o artista Leall, que destaca como forma de protesto em sua música um estatística imprescindível para a compreensão da atuação do estigma social no tema. "54% das pessoas que entram para o tráfico tem entre 13 a 15 anos, e 50% já tentaram sair, mas voltaram pela precariedade que encontraram". Os ex-detentos retornam a sociedade após sair da "reabilitação prisional" com o intuito de trabalhar honestamente - pensamento este, não concebido pela disseminação da cultura para os reclusos e sim, por medo de voltar a sofrer violência carcerária - porém se depara com portas fechadas, pois o estigma intrínseco no pensamento popular de "uma vez infrator sempre infrator" não deixa brechas para a reinclusão social. Tal cenário desigual o obriga a voltar para a criminalidade para não sucumbir a fome.
Outrossim, a problemática não se deve somente ao lado de fora das grades, a violência carcerária também corrobora. Esta adversidade abrange uma gama de problemas derivados. Como a fermentação e intensificação do ódio e revolta dos enclausurado e a violência em detrimento da cultura - Cultura que proverá as ferramentas necessárias para a verdadeira reinclusão -. Desta forma fica visível que o sistema prisional brasileiro não atua com objetivo de reabilitar e muito menos ressocializar os detentos e sim puni-los.
Por exemplo o massacre do Carandiru que, em dois de outubro de 1992, policiais assassinaram a sangue frio 111 detentos, punição e tortura ou reinserção social?.
Portanto, para que o cenário mude, deve-se mudar o objetivo. O Departamento Penitenciário tem o papel de aplicar a verdadeira reabilitação com cultura e estrutura para tal, com livros, aulas sobre temas reintegradores como sociologia, filosofia a artes assim como a prática e valorização dos esportes... entre outras ferramentas providas por verbas governamentais. Cumprindo assim a proposta dos presídios e diminuindo a criminalidade. Ademais a sociedade deve tomar partido nessa luta, popularizando uma ideia contraria ao estigma sobre os detentos, por meio de redes sociais e agindo de forma condizente. Com a maioria em prol da causa, as empresas terão de abrir as portas para os reintegrados e oferecer oportunidades justas para que se evite o cenário relatado por Leall.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.