Deve-se, em primeiro momento, analisar os problemas estruturais das penitenciárias brasileira que por sua vez é a causa de vários problemas no sistema. Entretanto, há presente outros problemas como por exemplo, a superlotação e a deterioração das celas que evidência ainda mais a falta de subsídio à integridade humana, visto que essas pessoas são postas ao descaso. O Brasil é o 3° maior país do mundo em número de detentos, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, isso faz com que a dificuldade em administrar todo o sistema se torne ainda mais complexa.
Outro problema vigente é a negligência às condições higiênicas do público feminino. A jornalista Nana Queiroz, do livro "Presos que menstruam", retratou esse descaso, onde elas são privadas de cuidados básicos de higiene, vide a falta de absorventes e a ausência de tratamentos ginecológicos. Esses aspectos mostram a verdadeira face do problema carcerário brasileiro e também a falta de políticas públicas que atendem essas mulheres, isso sem falar no caso de detentas gestantes que não tem os atendimentos necessários para ter uma gravidez no mínimo segura.
Portanto, algumas medidas precisam ser tomadas para resolver esses impasses. É necessário termos um sistema prisional que funcione. Para que isso ocorra, o governo federal deve investir uma parcela dos impostos arrecadados para melhoria de prisões já existentes, criação de novos centros de detenção. Criar novos espaços culturais e, junto com empresas parceiras, fornecer trabalhos dentro das penitenciárias para os detentos também ajudaria bastante na sua reinserção social. O acesso a saúde pública é um direito universal, logo, são imprescindíveis equipes médicas e a fiscalização desses cuidados, principalmente em relação a saúde da mulher. Somente com estas iniciativas e melhorias, poderá ser deixado que Orange is the New Black, represente penitenciárias reais, e seja apenas uma série.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.