• Avatar do usuário
#71540
Na música "Diário de um detento" do grupo "Racionais Mc's", é exposto os problemas enfrentandos pelos prrsos nas penitenciárias brasileiras. Apesar de ser relativamente antiga, essa obra retrata bem as situações que ainda são vivenciadas no sistema carcerário brasileiro atual. É notório que as grandes maiorias dos presídios no Brasil apresentam condições insalubres de vida, além de não cumprirem sua função de reinserção social do detento.

É fundamental pontuar, de início, que atualmente o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, causando assim a superlotação nas celas, onde aloja 54,9% a mais que a sua capacidade total. Além disso, as estruturas são inadequadas, haja vista que não há condições mínimas de sobrevivência humana.Dessa forma, essa problemática colabora para a proliferação de doenças que acabam resultando em mortes.

Segundo a ONU- Organização das Nações Unidas- o Estado tem o dever de fornecer uma boa qualidade na infraestrutura e profissionais adequados às penitenciárias. Porém, no Brasil, observa-se que
destoa totalmente do que se é previsto. Dessa maneira, ao invés da prisão servir para a reabilitação e a reinserção ao condenado ela o desumaniza, fazendo com que eles continuem praticando as mesmas delinquências ao voltarem a ter liberdade.

Portanto, fica claro que o sistema carcerário brasileiro não está em total preparo para fornecer a tarefa na qual lhe é esperado. Para isso, é preciso que a Receita Federal invista na reestruturação nas cadeias, garantindo a qualidade mínima para viver, isso pode ser feito com parte dos impostos que são arrecadados. Também é necessário que o Ministério da Justiça reforcem a organização dos presídios impondo ordem e segurança sem ferir os direitos dos cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM