Nessa perspectiva, o preconceito é um costume passado de geração para geração. Acerca disso, o físico teórico Albert Einstein explica que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Dessa maneira, isso pode ser associado aos desafios da sexualidade na adolescência, já que os prejulgamentos decorrentes dessa situação estão a cada dia mais presentes, pois a pessoas evitam adentrar em assuntos como esses, assim se configurando difícil de ser erradicado e tirando a liberdade de milhares de homossexuais de serem quem realmente são. Dessa forma, é imprescindível uma ação do estado para mudar essa prática.
Em segundo lugar, a mídia vem omitindo alguns impasses. Por conseguinte, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro afirma que é necessário tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado na questão dos desafios da sexualidade na adolescência, visto que a mídia não expõe os vários casos em que jovens, por se assumirem gays ou lésbicas, são expulsos de casa, sofrem bullying na escola ou são agredidos fisicamente, havendo um tratamento midiático de forma superficial. Desse modo, é necessário tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública — ramo do Estado responsável pela defesa da ordem jurídica e dos direitos políticos — promover o fim dos desafios da sexualidade na adolescência. Essa ação deve ser realizada por meio da criação de leis mais rígidas que evitem os preconceitos sofridos por diversos jovens da comunidade LGBTQ+, e a inspeção dessa ocorrência por profissionais securitários capacitados em diversos locais, principalmente nas escolas. Destarte, também devem haver palestras de debates reflexivos por psicólogos tanto em ambiente físicos, quanto no virtual, a fim de que diferentes garotos e garotas não sofram opressão, assim como Adam Groff, pois somente assim essa tribulação poderá ser freada .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.