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Por Estudo8833
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Em seu célebre poema "No meio do caminho", o escritor Carlos Drummond de Andrade metaforiza os obstáculos da vida como sendo uma pedra intransponível. Transcendo a obra literária, pode-se comparar essa rocha à falta de garantia no acesso à cidadania no Brasil. Nesse contexto, indiscutivelmente, faz-se necessário analisar, não só a desigualdade social, como também a negligência governamental.
Sob esse viés é relevante abordar sobre o impacto da segregação espacial. Na série "3%" da Netflix, evidencia indivíduos financeiramentes pobres, que são representados como o continente, onde não a mínima infraestrutura adequadas para convívio social e moram em periferias, por outro lado, tem-se o grupo denominado de maralto, onde possui as melhores fontes de tecnologia e infraestrutura. Portanto, saindo da ficção, é notório que o Brasil possui uma discrepância econômica e lugares de difíceis acessos para as pessoas que não possuem recursos financeiro, gerando uma dificuldade maior na aquisição de documentos.
Além disso, a negligência governamental agrava ainda mais esse revés, através da falta de investimento. Segundo o filósofo John Rawls, um governo íntegro busca disponibilizar recursos financeiros para todos os setores públicos, visando garantir uma igualdade a qualquer cidadão. Entretanto é mínima a participação do Estado, quanto a disponibilização de verbas no setor de transporte, visto em demasia em áreas periféricas, onde é mínimo os locais promovidos para mobilidade urbana.
Infere-se, portanto, a urgência de ações interventivas para minimizar a falta de cidadania. Logo, é necessário que o Estado, grande responsável pelo bem estar social, deve aumentar as localidades de mobilidade urbana, por meio de leis que promovem locais adequados e seguros para a passagem de transportes, a fim de melhorar a mobilidade e garantir uma maior porcentagem de indivíduos com garantia de acesso à cidadania no Brasil. Dessa forma a obra literária de Carlos drummond de Andrade, ficará somente na literatura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

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