Primeiramente, cabe abordar o preconceito contra esses indivíduos. Segundo o educador Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. Nesse sentido, rompe-se o pensamento humanista de Freire ao verificar-se que, no contexto atual nacional, há predominante exclusão social e educacional de cidadãos portadores de deficiências físicas e intelectuais, o que os torna invisíveis perante à sociedade, segregando-os e prejudicando-os em ambientes escolares e sociais, em geral.
Ademais, outro fator a debater é a falta de estrutura escolar para atender às especificidades da educação inclusiva. De acordo com o Censo Escolar de 2016, apenas 26% das escolas públicas são acessíveis para pessoas com deficiência, porém, este número eleva-se para 35% relacionado às escolas privadas. Diante disso, é notório que a falta de investimentos públicos é um fator que intensifica essa desigualdade. Além do exposto, a ausência de profissionais qualificados em educação inclusiva corrobora esse problema, pois o auxílio desse profissional ao estudante é a base para a socialização e inclusão do mesmo ao ambiente escolar.
Torna-se evidente, portanto, a precariedade do sistema educacional inclusivo no Brasil e a necessidade de debater-se tais questões para o aprimoramento desse. Assim, cabe à sociedade a conscientização de que pessoas com deficiência possuem limitações e necessitam de auxílio no âmbito escolar e social. Outrossim, compete aos estados, conjuntamente aos seus municípios, elaborarem e executarem políticas e planos educacionais que incluam as necessidades dos portadores de deficiências.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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