Avatar do usuário
Por CarolNeres
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78162
O artigo 206 da Constituição Federal prevê igualdade de condições para o acesso e permanência na escola de todos os indivíduos, independente de suas deficiências e patologias. No entanto, a realidade de grande parcela dos estudantes brasileiros que possuem alguma deficiência é precária. Destarte, é fundamental analisar as razões que tornam essa problemática um fato.
Primeiramente, cabe abordar o preconceito contra esses indivíduos. Segundo o educador Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. Nesse sentido, rompe-se o pensamento humanista de Freire ao verificar-se que, no contexto atual nacional, há predominante exclusão social e educacional de cidadãos portadores de deficiências físicas e intelectuais, o que os torna invisíveis perante à sociedade, segregando-os e prejudicando-os em ambientes escolares e sociais, em geral.
Ademais, outro fator a debater é a falta de estrutura escolar para atender às especificidades da educação inclusiva. De acordo com o Censo Escolar de 2016, apenas 26% das escolas públicas são acessíveis para pessoas com deficiência, porém, este número eleva-se para 35% relacionado às escolas privadas. Diante disso, é notório que a falta de investimentos públicos é um fator que intensifica essa desigualdade. Além do exposto, a ausência de profissionais qualificados em educação inclusiva corrobora esse problema, pois o auxílio desse profissional ao estudante é a base para a socialização e inclusão do mesmo ao ambiente escolar.
Torna-se evidente, portanto, a precariedade do sistema educacional inclusivo no Brasil e a necessidade de debater-se tais questões para o aprimoramento desse. Assim, cabe à sociedade a conscientização de que pessoas com deficiência possuem limitações e necessitam de auxílio no âmbito escolar e social. Outrossim, compete aos estados, conjuntamente aos seus municípios, elaborarem e executarem políticas e planos educacionais que incluam as necessidades dos portadores de deficiências.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
103 Exibições
por raquel942
0 Respostas 
73 Exibições
por Vinivmnds
0 Respostas 
93 Exibições
por Arthur005
0 Respostas 
63 Exibições
por caroline1806
0 Respostas 
85 Exibições
por AnaGavet
0 Respostas 
60 Exibições
por Pudim312
1 Respostas 
67 Exibições
por 05lili20
0 Respostas 
41 Exibições
por Emillyyasmin
0 Respostas 
53 Exibições
por Choso
0 Respostas 
45 Exibições
por bymiloca

O avanço da tecnologia e o aumento do uso d[…]

Segundo o Ministério da Saúde, natal[…]

Desde o iluminismo, entende-se que a uma sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM