Nesse sentido, em primeiro plano, percebe-se como uma causa latente do problema, a mentalidade social retrógrada, haja vista que a sociedade não dá o devido valor aos desafios que acometem os deficientes no cotidiano. Em seu conceito "Modernidade líquida", Zygmunt Bauman descreve a sociedade como massivamente egoica. Infelizmente, são notórias atitudes que comprovam essa afirmação, como a falta de empatia daqueles que praticam o preconceito com os portadores, ou de quem prefere se manter em seu egoísmo, seja por pressa ao entrar numa fila preferencial, seja por indiferença ao externo (como ignorar uma injustiça ou desrespeito).
Além disso, as dificuldades enfrentadas para a inserção social dos deficientes também sofrem influência da falta de cumprimento dos direitos garantidos legislativamente. Gilberto Dimenstein disserta em seu livro — "O Cidadão de Papel" — que o país apresenta um conjunto de leis bastante consistente, porém elas se atêm apenas ao plano teórico; de acordo com a "Lei da Acessibilidade", todas as edificações precisam ter um desenho universal, permitindo a mobilidade de qualquer pessoa, conquanto, muitas construções, principalmente as mais antigas, não possuem as respectivas adequações.
Portanto, em virtude desses óbices, medidas devem ser tomadas. Para isso, urge que o Governo Federal elabore projetos de readaptação desses edifícios, por meio de financiamentos para as determinadas obras, objetivando a maior abrangência de deficientes no meio social. Tal ação deve, ainda, aumentar as campanhas voltadas à temática, visando a conscientização acerca da mesma, tornando possível a construção de um calço para a pedra desse problema, impedindo-a de rolar montanha abaixo novamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada