Por vitoriaca
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#65195
@Evilyn123, boa noite!!
corrijo sim (ainda estou em aprendizado, mas tentarei :D )!!
dentro de 1h eu terminarei a correção, aguarde por gentileza <3
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Por Ingryd05
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#65196
Segundo Fante, o Bullying é um fenômeno antigo, porém, só a partir da década de 70 foram realizados estudos sobre essa temática, no qual a sociedade sueca foi uma das primeiras a estudar esse tipo de comportamento, que se estenderam os outros países escandinavos. No Brasil, a abordagem precisa desse tema, é ainda mais recente e se torna nítido os fatores que agravam o quadro no país. Assim sendo, a negligência institucional da escola, é um dos que contribuem para tal.
A relevância a respeito desse assunto ao redor do mundo, estendeu-se proporcionalmente pelos países da Europa e da América do Norte, após o caso norueguês em que três crianças, com idades entre 10 e 14 anos, se suicidaram e com toda probabilidade, em decorrência da vitimização bullying. Mediante aos estudos posteriormente desenvolvidos, o Brasil iniciou um trabalho de conscientização de pais e professores, despertando a atenção dos meios de comunicação e em Brasília o “I Fórum Brasileiro sobre o Bullying Escolar” realizado pelo Cemeobes, mas esses fatos ocorreram, respectivamente, somente nos anos de 2000 e 2006, o que nos direciona um olhar crítico a respeito, uma vez que há deficiência em políticas públicas para lidar com a temática.
De acordo com dados do Cemeobes, o bullying atinge cerca de 45% dos estudantes do ensino fundamental no país. Essa realidade é extremamente preocupante, e as práticas mais incisivas ocorrem dentro das próprias escolas, prejudicando crianças e adolescentes, que nem sequer possuem uma personalidade formada e que, consequentemente, não sabem lidar com essas consequências. Sem o apoio escolar e familiar, formam-se em nossa sociedade, adultos problemáticos e desconexos em relações inter e intrapessoais.
Portanto, mediante aos fatores aqui mencionados e a impossibilidade de impedir que a realidade contextual envolva as salas de aula, cabe ao Ministério da Educação em parcerias com instituições educacionais públicas e privadas, considerar a urgência de ponderar necessidades e direitos de uma gama de estudantes em situação de desvantagem e risco social cuja principal variável refere-se a desigualdade social e desembarcar em inúmeras dificuldades como, baixo rendimento escolar, manifestações de hostilidade, adaptação ao próprio papel de estudantes e interação social. Não só por meio de desenvolvimento de projetos e campanhas sobre o tema incisivo, denominado bullying, mas também coloca-los em prática, para que possamos prosperar como uma sociedade que forma jovens estabilizados suficientemente para conviver em sociedade e romper com o estigma da violência.
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Por vitoriaca
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#65219
@Evilyn123, Antes de eu iniciar sua correção, vamos falar um pouco sobre a estrutura da redação?
Já que é sua primeira, talvez, haja coisas que você tenha dúvidas :)
ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.

---/// INTRODUÇÃO (6 linhas)
- Contextualização: citação/alusão sobre o tema.
- Tese: o que a contextualização tem a ver com o tema?
- Argumentação/Encaminhamento: expor as problemáticas (2) que serão abordadas nos desenvolvimentos.

---/// DESENVOLVIMENTO 1 E 2 (18 linhas - 9 para cada)
- Apresentação do argumento: se aprofunda mais na tese citada na introdução
- Desenvolvimento da ideia: fundamentação, provas de que sua tese está correta
- Fechamento: indignação daquele problema citado.

---/// CONCLUSÃO (6 linhas)
- Sempre que for fazer uma proposta de intervenção, observe os 5 elementos exigidos. São eles:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).

---- lembrando que não vou focar muito na gramatica (quando eu não souber se esta certo ou não), pq não sou nada boa :lol:


legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros - corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO//////////////////////////////////
O filme "Extraordinário" narra a história de August, um menino de 10 anos portador de uma doença genética que o deixou deformado facialmente. (e, ao decorrer da narrativa,) percebe-se como o bullying impacta (reflete) na vida do protagonista, que, em diversas vezes, é humilhado e excluído socialmente (contextualização). Infelizmente, essas situação (situações) não ficam somente (Nesse contexto, é indubitável que o bullying não se faz presente apenas) na ficção, sendo também realidade nas escolas brasileiras (tese). Nesse contexto (À vista disso, com) as más relações familiares e a falta de diretrizes, que envolvam práticas de tolerância e inclusão nas escolas, são fatores que dificultam o combate à esse (a esse) tipo de violência (fazem-se necessárias medidas para suprimir esse impasse). (argumentação - encaminhamento)

--- reescrito
O filme "Extraordinário" narra a história de August, um menino de 10 anos portador de uma doença genética que o deixou deformado facialmente, e, ao decorrer da narrativa, percebe-se como o bullying reflete na vida do protagonista que, em diversas vezes, é humilhado e excluído socialmente. Nesse contexto, é indubitável que o bullying não se faz presente apenas na ficção, sendo também realidade nas escolas brasileiras. À vista disso, com as más relações familiares e a falta de diretrizes, que envolvam práticas de tolerância e inclusão nas escolas, fazem-se necessárias medidas para suprimir esse impasse.
OBSERVAÇÕES: Sua introdução está ótima! Possui todos os elementos corretos. As palavras que mudei, se referem só a conhecimento de sinônimos e conectivos (o que é muito importante utilizar certo).


/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO//////////////////////////////////
Deve-se destacar, primeiramente (Primeiramente, é lícito mencionar), que a família é o agente moldador (modelador) do caráter do indivíduo (apresentação do argumento). De acordo com o filósofo John Locke, o ser humano nasce como um página em branco e, todo o processo de conhecer e agir é adquirido através das vivências. Dessa forma, pode-se afirmar que (,logo,) as relações ruins dentro de casa afetam o comportamento dos jovens na escola, fazendo com que eles se tornem menos tolerantes e mais violentos (desenvolvimento da ideia). Além disso, a falta de comunicação com os pais faz com que vítimas de bullying nem mesmo peçam ajuda aos seus responsáveis, o que dificulta o enfrentamento dessa problemática (fechamento).

--- reescrito
Primeiramente, é lícito mencionar que a família é o agente modelador do caráter do indivíduo. De acordo com o filósofo John Locke, o ser humano nasce como um página em branco e, todo o processo de conhecer e agir é adquirido através das vivências, logo, as relações ruins dentro de casa afetam o comportamento dos jovens na escola, fazendo com que eles se tornem menos tolerantes e mais violentos. Além disso, a falta de comunicação com os pais faz com que vítimas de bullying nem mesmo peçam ajuda aos seus responsáveis, o que dificulta o enfrentamento dessa problemática.

OBSERVAÇÕES: Você desenvolveu MUITO bem e está aparentemente organizado. Se atente mesmo aos conectivos :)

Outrossim, a escola é um agente indispensável no combate do bullying. Isso porquê (porque), a instituição escolar faz parte do cotidiano das crianças e, é seu papel não só repassar o conhecimento, como também estimular a convivência com o que é diferente.
OBSERVAÇÕES: Aqui temos um problema. Você deveria ter citado sobre a falta de diretrizes que envolvam práticas de tolerância e inclusão nas escolas.
Porque a escola não tem essas diretrizes?
Como isso afeta as vítimas da intolerância?

Entendo que aqui, o argumento deve ter acabado mas… Com bastante treino, você conseguirá permanecer numa mesma linha de produtividade!!


//////////////////////////////////CONCLUSÃO//////////////////////////////////

(Urge, portanto, que o) MEC (agente) crie campanhas sobre os efeitos do bullying na vida das crianças e a importância da família na vida das mesmas (ação), a fim de combatê-lo nas escolas (finalidade), por meio da (de) divulgação nas redes sociais, como por exemplo, o Instagram (modo/meio). Assim, ter-se-ia (subsistiria) menos jovens, como o August, sofrendo com a lamentável prática do bullying (detalhamento).

OBSERVAÇÕES: Aparentemente, sua conclusão está completa com os 5 elementos, mas pontuarei umas coisas.
- Você pode organizá-la de uma forma melhor por exemplo:
--- reescrita
Urge, portanto, que o MEC - por meio de divulgação nas redes sociais, como por exemplo, Instagram - crie campanhas sobre os efeitos do bullying na vida das crianças e a importância da família na vida das mesmas, a fim de combater a intolerância nas escolas. Assim, subsistiria menos jovens, como o August, sofrendo com a lamentável prática dessa violência.
- Penso que deveria ter detalhado mais o meio e a finalidade.

Adorei corrigir sua redação!
Como disse, não pontuei muito acerca da gramática, pois essa é uma parte que eu mesma estou iniciando os estudos sobre. Continue praticando!!! Você está no caminho certo.
Se precisar de mim novamente, só me mencionar que dou um jeitinho de vir te ajudar.


ps: era pra eu ter terminado de corrigir as 23h mas acabei tendo que fazer umas coisas e consegui finalizar sua correção agora :)

Parabéns! 8-)
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Por Ashiley
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#65237
@Evilyn123

Introdução
O filme "Extraordinário" narra a história de August, um menino de 10 anos portador de uma doença genética que o deixou deformado facialmente. Ao decorrer da narrativa, percebe-se como o bullying impacta na vida do protagonista, que, em diversas vezes, é humilhado e excluído socialmente. Infelizmente, essas (1) situação não ficam (2) somente na ficção, sendo também realidade nas escolas brasileiras. Nesse contexto, as más relações familiares e a falta de diretrizes que envolvam práticas de tolerância e inclusão nas escolas são fatores que dificultam o combate à esse tipo de violência.
1 - essa
2 - fica
Boa introdução, possui repertório, problematização e tese com dois argumentos explícitos. Inclusive, o filme citado combinou super bem com a temática.


Desenvolvimento 1
Deve-se destacar, primeiramente, que a família é o agente moldador do caráter do indivíduo. De acordo com o filósofo John Locke, o ser humano nasce como um (3) página em branco e, todo o processo de conhecer e agir é adquirido através das vivências. Dessa forma, pode-se afirmar que relações ruins dentro de casa afetam o comportamento dos jovens na escola, fazendo com que eles se tornem menos tolerantes e mais violentos. Além disso, a falta de comunicação com os pais faz com que vítimas de bullying nem mesmo peçam ajuda aos seus responsáveis, o que dificulta o enfrentamento dessa problemática.
3 - uma
Bom desenvolvimento, boa argumentação e organização.

Desenvolvimento 2
Outrossim, a escola é um agente indispensável no combate do bullying. Isso porquê, a instituição escolar faz parte do cotidiano das crianças e, é seu papel não só repassar o conhecimento, como também estimular a convivência com o que é diferente.
Faltou apresentar um repertório para embasar o argumento e fazer um fechamento do parágrafo. A argumentação pode ser mais aprofundada também.

Conclusão
Portanto, é necessário que (4) MEC (5) crie campanhas sobre os efeitos do bullying na vida das crianças e a importância da família na vida das mesmas (6) (7), a fim de combatê-lo nas escolas (8), por meio da divulgação nas redes sociais, como por exemplo, o Instagram (9) (10). Assim, ter-se-ia menos jovens, como o August, sofrendo com a lamentável prática do bullying.
4 - o
5 - Agente
6 - Não use "mesma (o)" para retomadas.
7 - Ação
8 - Efeito
9 - Meio
10 - Detalhamento
O detalhamento não ficou evidente, mas creio que exista. Proposta completa!
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Por Fortes
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#65251
Evilyn123 escreveu:@eurodrigocorrige a minha redação.
Olá, Evilyn. Então, como as meninas já analisaram o seu texto, deixo a minha correção para uma próxima redação. Ok?
A Vitoria e a Ash (como sempre) fizeram bons comentários, aproveite!

Até a próxima! ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por wrcks
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#65406
O filme "Extraordinário" narra a história de August, um menino de 10 anos portador de uma doença genética que o deixou deformado facialmente. Ao decorrer da narrativa, percebe-se como o bullying impacta na vida do protagonista, que, em diversas vezes, é humilhado e excluído socialmente. Infelizmente, essas situação não ficam somente na ficção, sendo [Evite usar gerúndio na redação] também realidade nas escolas brasileiras. Nesse contexto, as más relações familiares e a falta de diretrizes que envolvam práticas de tolerância e inclusão nas escolas são fatores que dificultam o combate à esse tipo de violência.
[A introdução está quase ok, mas creio que faltou uma arrematação].

[É preferível iniciar o parágrafo com um conectivo, dá mais fluidez ao texto] Deve-se destacar, primeiramente, que a família é o agente moldador do caráter do indivíduo. De acordo com o filósofo John Locke, o ser humano nasce como um página em branco e, todo o processo de conhecer e agir é adquirido através das vivências. Dessa forma, pode-se afirmar que relações ruins dentro de casa afetam o comportamento dos jovens na escola, fazendo com que eles se tornem menos tolerantes e mais violentos. Além disso, a falta de comunicação com os pais faz com que vítimas de bullying nem mesmo peçam ajuda aos seus responsáveis, o que dificulta o enfrentamento dessa problemática. [A estrutura do parágrafo está quase ok, porém faltou uma arrematação ao final].

Outrossim, a escola é um agente indispensável no combate do bullying. Isso porquê, a instituição escolar faz parte do cotidiano das crianças e, é seu papel não só repassar o conhecimento, como também estimular a convivência com o que é diferente.
[Se você usou uma estrutura no primeiro parágrafo de desenvolvimento, é preferível que uses a mesma no próximo parágrafo. Ademais, sempre que se chama um argumento é preciso de dados ou citações para fundamentar esse argumento, isso é muito importante.]
[Sugiro que use uma estrutura semelhante a essa (não necessariamente esta): Apresentação do argumento + repertório (dado/citação) + argumentação + arrematação]


Portanto, é necessário que MEC crie campanhas sobre os efeitos do bullying na vida das crianças e a importância da família na vida das mesmas, a fim de combatê-lo nas escolas, por meio da divulgação nas redes sociais, como por exemplo, o Instagram. Assim, ter-se-ia menos jovens, como o August, sofrendo com a lamentável prática do bullying.
[Nem tudo pode ser resolvido só com campanha, pode usá-las como medida complementar, mas ela precisa estar atrelada a algo mais efetivo]
[Em uma proposta de intervenção completa é preciso ressaltar os seguintes elementos:
Agente - "Quem vai ser responsável por tudo?"
Ação - "O que esse alguém vai fazer?"
Meio - "Como ele vai fazer?"
Finalidade - "Por que esse órgão está fazendo tudo isso?"
Detalhamento - "Como essa medida pode ser aprofundada?" ]
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Por wagner123
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#65505
Ola @Evilyn123 , sou Wagner e vou fazer alguns comentários acerca de sua redação. Nao repare a falta de acentos, meu teclado esta com defeito :roll:

O filme "Extraordinário" narra a história de August, um menino de 10 anos portador de uma doença genética que o deixou deformado facialmente. Ao[1] decorrer da narrativa, percebe-se como o bullying impacta na vida do protagonista, [4]que, em diversas vezes, é humilhado e excluído socialmente. Infelizmente[2], essas situação[3] não ficam somente na ficção, sendo também realidade nas escolas brasileiras. Nesse contexto, as más relações familiares e a falta de diretrizes que envolvam práticas de tolerância e[5] inclusão nas escolas são fatores que dificultam o combate à esse tipo de violência.

[1] Aqui seria "No decorrer da narrativa" pois a expressão não exige a preposição "a" e sim a "em"
[2] Recomendo não usar modalizadores, ou seja, advérbios que demonstram seu posicionamento, pois estes acabam por caracterizar uma abordagem em primeira pessoa mas isso não e uma regra.
[3] Erro de concordância nominal
[4] Virgula desnecessária
[5] Faltou a preposição "de" antes de "inclusão" pois o substantivo praticas exige essa regência nominal
[6] Não sei ao certo qual e o tema da redação mesmo após ter lido sua introdução, não sei se e sobre o bullying nas escolas ou se e o bullying em relação a deficientes, ou se sobre a violência escolar. Para isso, recomendo transcrever literalmente o tema na sua introdução para marcar bem o assunto a ser explorado.
:!: Fora isso, boa introdução uma vez que apresenta a contextualização e sua tese porem a apresentação do tema deve ser mais explicita para o corretor ter uma visão exata acerca do assunto textual

Deve-se destacar, primeiramente, que[7] a família é o agente moldador do caráter do indivíduo. De acordo com o filósofo John Locke, o ser humano nasce como um página em branco[8] e, todo o processo de conhecer e agir é adquirido através das vivências. Dessa forma, pode-se afirmar que relações ruins[9] dentro de casa afetam o comportamento dos jovens na escola, fazendo com que eles se tornem menos tolerantes e mais violentos. Além disso, a falta de comunicação com os pais faz com que vítimas de bullying nem mesmo peçam ajuda aos seus responsáveis[10], o que dificulta o enfrentamento dessa problemática.

[7] Esse "que" esta posicionado errado pois ele não pode ser separado do verbo que o exige. A frase ficaria assim: "Deve-se destacar que, primeiramente..."
[8] Entendo o que você quis dizer com esse termo, porem, ele fica apenas subentendido e muito subjetivo pois uma "pagina em branco" e usada como uma referencia e não como uma explicação. Por isso, acredito que explorar um pouco mais esses termos deixaria o texto mais claro.
[9] O que seriam relações ruins? Ficou um pouco generalizado, pois elas podem ser brigas, violência física, verbal ou psicológica...
[10] Ficou um pouco confuso e destoado esse período do resto de seu desenvolvimento, pois seu tópico frasal diz que a família e responsável pela atitude agressiva dos jovens mas no final você diz que a falta de comunicação também representa um motivo para isso pelo fato que jovens não buscam a ajuda de seus pais. Agora a questão e quem e o principal responsável pela perpetuação do bullying: a influencia paternal ou a ausência de dialogo por parte das vitimas? Assim, acho que você poderia escolher um desses tópicos e desenvolvê-lo mais juntamente com uma especificação maior do que seriam relações ruins


Outrossim, a escola é um agente indispensável no combate do bullying. Isso porquê[11], a instituição escolar faz parte do cotidiano das crianças e, é seu papel não só repassar o conhecimento, como também estimular a convivência com o que é diferente.[12]

[11] O certo seria: "Isso porque"
[12] Aqui você não argumenta nem traz um repertorio para provar o que você esta dizendo fato que reduz muito sua nota na C2 e C3. Nesse eu nem posso dizer que ficou expositivo, pois faltam algumas informações sobre como a escola e responsável pelo combate ao bullying e por isso fica marcado pela generalização .

Portanto, é necessário que MEC[13] crie campanhas sobre os efeitos do bullying na vida das crianças e a importância da família na vida das mesmas, a fim de combatê-lo nas escolas, por meio da divulgação nas redes sociais, como por exemplo, o Instagram. Assim, ter-se-ia[14] menos jovens, como o August, sofrendo com a lamentável prática do bullying.

[13] Recomendo usar o nome da instituição ao invés da sigla
[14] Erro de concordância verbal
:!: Conclusão completa

NOTAS
C1:160 Erros simples porem frequentes
C2:120 Repertorio pertinente e legitimado porem pouco produtivo e no D2 nem há nenhuma comprovação da tese
C3:120 Argumentação fraca devido a falta de detalhes e informações
C4:160 Bom uso de conectivos e algumas repetições
C5:200 Conclusão completa

NOTA FINAL:760
E isso, qualquer duvida ou objeção e so me marcar
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