Por Sabrina27
Chimamanda Adichie afirma que a mudança do status quo- o estado das coisas- é sempre muito penosa. Nessa perspectiva, percebe-se a dificuldade de mudança na sugurança pública do Brasil, que é um direito de todos os cidadãos, porém, é dotado de falhas. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da elitização e da ineficiência governamental.

Nesse contexto, pode-se apontar como um fator determinante a desigualdade social. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo. Tal disparidade é nítida na segurança pública, visto que há uma grande parte da população brasileira que vive em situação de extrema pobreza, logo, não tendo a segurança que lhe é prometida. Assim, diminuir a desigualdade no Brasil é fundamental para atuar sobre esse problema.

Em paralelo, a ineficiência governamental é um entrave no que tange ao problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à segurança pública no Brasil, dado que o Governo não prioriza a vida de milhares de pessoas que vivem nas ruas ou em favelas, sem nenhuma expectativa de vida. Então, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia que e encontra.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, o Governo Federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio de organização de fundos e projetos, a fim de reverter a imobilidade estatal que afeta a segurança pública no Brasil. Tal ação pode, ainda, contar com consultas públicas para entender as reais necessidades da população. Igualmente, é preciso intervir sobre a elitização presente no problema. Dessa forma, será possível mudar o estado das coisas, mesmo de forma penosa, como defendeu Adichie.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Me ajudem aí, preciso de uma base para ver […]

Oiii amanhã faço minhas considera&cc[…]

jherodrigues , poderia dar uma olhada na minha re[…]

cassiahso , eu simplesmente AMEI sua corre&ccedi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM