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Por helenanery
#43427
Segundo a definição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Segurança Alimentar diz respeito ao direito de acesso à uma boa qualidade e quantidade de alimentos para todos. Nesse viés, é dever do Estado garantir o básico em relação à produtos nutritivos para a sociedade brasileira, que pode mudar em cada região de acordo com aspectos econômicos, sociais e culturais. Contudo, na realidade, diversas vezes ela não é efetivada de maneira correta, tendo como consequência a ingestão de substâncias tóxicas que prejudicam a saúde, assim, como a falta do principal para a sobrevivência humana em uma parte dessa comunidade. Portanto, é necessária uma medida para intervir nisso.
Em primeira análise, nota-se que o uso de pesticidas e agrotóxicos nocivos estão aumentando cada vez mais no Brasil. De acordo com o Jornal UFG, no ano de 2019, a utilização dessas substâncias aumentaram cerca de 700%, gerando um crescimento de 78% da área rural que faz os cultivos, sendo considerado tanto os produtos agrícolas quanto os domésticos. Isso acontece devida a maior qualidade e durabilidade dos alimentos que ele traz. Entretanto, a lavagem incorreta dos alimentos que contém essas substâncias – como o glifosato, sendo considerado potencialmente cancerígeno para humanos –, pode levar à ingestão delas, assim, causando efeitos negativos na saúde da humanidade, como a intoxicação alimentar.
Além disso, percebe-se que uma parte da população não tem o mínimo para ter uma boa qualidade de vida. O Capitalismo — modelo atual econômico e político —, é baseado na propriedade privada e no lucro através do trabalhado assalariado, o qual é considerado desigual dependendo do emprego, desta maneira, acaba resultando na divisão da sociedade em classes. Logo, é visto que com essa divisória, muitas pessoas não possuem uma renda mínima para conseguir consumir e sobreviver, por causa do trabalho com salário baixo ou até mesmo pelo desemprego que é gerado por diversos motivos, sendo um deles, a corrupção feita pelos governantes, os quais retiram investimentos dos essenciais para a sociedade – emprego, alimentação, saúde e educação – e ficam para si. Nesse sentido, entende-se que a segurança alimentar dos indivíduos, não é um assunto relevante para o Estado.
Diante dos fatos analisados, é fundamental criar alternativas para solucionar a problemática. É imprescindível que a ANVISA revise, através da taxa de toxicidade, a liberação desses produtos – agrotóxicos e pesticidas –, restringindo os que passam da faixa normal e dê informações, por meio das embalagens dos alimentos distribuídos, sobre as consequências que podem ser causadas a quem ingere eles pelos produtos consumidos, pois eles são altamente prejudiciais para a humanidade. Ademais, o Governo deve dar mais atenção para assuntos básicos para a vida humana, como a alimentação de sua população e criar programas para gerar mais emprego e consequentemente, as pessoas terem o essencial para viver
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#43475
Olá, vou corrigir sua redação.
- A introdução ficou um pouco com cárater de uma conclusão, pois você apontou o agente e o modo que deve ser solucionado o problema. Porém, no 1º e 3º período você apresentou o tema de forma clara.
- No 1º parágrafo de desenvolvimento, notei, talvez, um erro na digitacão da porcentagem ( acho que seria 70%, correto?), e também uma falta de vírgula. Outra questão, é o uso do travessão e vígula juntos (—,), o correto seria usar um ou outro, não os dois ao mesmo tempo, e cuidado com excesso do uso do travessão.
- Por outro lado, nos dois desenvolvimentos você argumentou bem, e trouxe bastante informação sobre o tema!
- Sobre a conclusão vc completou os tópicos necessários, porém acredito que faltou a finalidade no final.

Espero ter te ajudado! Vc pode corrigir minha redação?
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