Avatar do usuário
Por KelveSilva
Quantidade de postagens
#127449
Segundo a constituição de 1988, a luta por um país mais justo, nada mais é do que uma obrigação, porém na prática, isso não é observado. Os catadores de materiais recicláveis exercem uma função de extrema importância nas áreas urbanas, porém com esse trabalho, vem muitos problemas, como os extremos riscos que manusear lixo podem representar, e também a falta de apoio por meio do governo.

Em primeiro plano, nota-se, que um dos maiores problemas enfrentados pelos catadores, tem haver com a falta de responsabilidade de quem descarta o lixo. Existe um grande risco à saúde de quem trabalha manuseando lixo como, por exemplo, comidas estragadas e objetos cortantes, por isso, há uma clara necessidade de uma mobilização social, para que os próprios cidadãos, passem a ter cuidado ao jogar materiais potencialmente perigosos. Porém, para isso, se deve haver uma conscientização das pessoas, pois segundo a escritora Djamila Ribeiro, para resolver um problema é primeiro necessário o tirar da invisibilidade. Assim, conscientizar a sociedade se torna essencial para que os catadores possam trabalhar de maneira mais segura.

Nesse contexto, também é importante enfatizar que, o Brasil é um dos países com maior quantidade de catadores, apesar disso o governo se mostra ineficaz no que se diz garantir bons direitos trabalhistas para essa classe. Segundo o (MNCR) há cerca de 800 mil catadores de materiais recicláveis em atuação no Brasil. Todavia, não há nenhuma lei que garante um salário mínimo ou um seguro de saúde para esses trabalhadores, o que cria um ambiente de incerteza para muitas pessoas que vivem disso, já que essa profissão é rodeada de riscos. Por isso, de certa forma, a falta de leis trabalhistas que busquem favorecer os catadores, acabam por dificultar a vida desses trabalhadores.

Diante disso, medidas para a resolução do problema devem ser tomadas. O Governo Federal por meio das grandes mídias, deve criar um projeto denominado "catador seguro", que vise através de campanhas alertar os cidadãos, sobre os perigos enfrentados pelos catadores de recicláveis ao manusearem lixo, assim buscando conscientizar a população, trazendo mais segurança aos recicladores, Além de criar leis trabalhistas que garantam um salário mínimo e um auxilio em caso de problemas relacionados á saúde. Dessa forma garantindo uma vida mais segura á classe de catadores de lixo, além de maior estabilidade financeira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por lorrane123
0 Respostas 
56 Exibições
por wallace97
1 Respostas 
59 Exibições
por passeinoenem
0 Respostas 
43 Exibições
por passeinoenem
0 Respostas 
101 Exibições
por Chrisstrong
0 Respostas 
87 Exibições
por MayYasmin
0 Respostas 
85 Exibições
por Paula2Sinead
0 Respostas 
19 Exibições
por anaclara119
0 Respostas 
298 Exibições
por Anabia18
0 Respostas 
126 Exibições
por Gicamila15

EllieW por que minha proposta de interven&ccedi[…]

studymalus Katsmoking elloysa DaviHudson […]

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM