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#73310
Nos tempos de hoje, não só no Brasil mas no mundo ,o sedentarismo está ainda mais presente na vida de milhares de pessoas.
A pandemia foi um forte aliado para que a preguiça tomasse conta de tudo, e isso é muito ruim,a falta de praticar qualquer tipo de atividade física, além de pessoas permanecerem muito tempo sentados e não ter nenhuma disposição para realizar atividades simples do dia-dia ,pode influenciar diretamente na saúde e bem-estar do ser humano ,além de aumentar riscos de doenças,cardiovascular,perda de massa muscular e diabetes.

Desta forma, a falta de exercícios e vida pouca ativa a pessoa sedentária acaba aumentando a ingestão de comidas ricas em gordura e açúcar,além de favorecer o ganho de peso e aumento da quantidade de colesterol e triglicérideos circulantes ,até chegar a um risco maior como infarto e avc.

Saia do sedentarismo isso é necessário para uma saúde mental e vida melhor ,Para isso é importante mudar alguns hábitos tanto relacionados a alimentação quanto a realização de atividade física.
Assim o sedentarismo pode então ser reduzido e não perpetuado para a vida de crianças, adultos ou para as próximas gerações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#73355
Oi, Cristina! Boa noite, tudo bem? Sou apenas estudante e meu conhecimento é limitado acerca, mas quero te ajudar com alguns pontos:

Na introdução, você pode e deve, utilizar de repertório sociocultural para correlacionar com seu tema. Alusão a algum momento histórico, frase famosa de um filósofo, momento de um filme, desenho animado, livro etc. E ao final dessa introdução, deixar claro como isso é no Brasil e que deve mudar caso seja um problema.

Nos desenvolvimentos você pode também referenciar e adicionar dados estatísticos para COMPLEMENTAR sua argumentação. Eles não serão ela, lembre-se disso. Apenas uma extensão daquilo que você já sabe e citou para convencimento. E gostei que você mostrou seu conhecimento sobre os perigos do sedentarismo.

Eu recomendaria você deixar sua opinião mais subentendida de modo que o leitor saiba sua opinião, mas ainda sim designando seu texto como imparcial e evitar uso de hipérbole ( utilizar continuamente a palavra "muito"). Como declarei acima, existem formas melhores de reforçar pensamento.

O uso de conectivos é fundamental. Portanto, outrossim, ademais... Tornam o texto mais estrutural.

Posso estar equivocada ( me corrijam por favor caso), mas tratar na segunda pessoa do singular transforma sua proposta de intervenção - conclusão - em algo informal.

Se você tem dificuldade na intervenção assim como eu, pré determinar os cincos elementos para construí-la é ótimo. Eu utilizo assim, nessa ordem:

Agente: órgão, entidade, instituição responsáveis por burlar o problema. Na sua por exemplo, acredito que poderia ser citado o Ministério da Saúde.

Meio: por meio (ação) de que isso será resolvido ?

Modo: E de que modo?

Detalhamento: contar mais sobre essa proposta envolvendo os três primeiros elementos.

Finalidade: E toda essa proposta servirá para quê? Dica: para contenção da sua situação problema.

Aí você pode finalizar junto a finalidade com uma frase (não intimista ) motivacional , citação.

Espero de coração ter ajudado você com o pouco que presumo saber e aguardo novas redações suas. Ótima noite!
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