Em primeira análise, cabe pontuar que o avanço da tecnologia estimula o aumento de casos de sedentarismo no Brasil. Comprova-se esse fato por meio do estudo realizado na Cidade de México, que obteve como resultado que a TV aumenta o risco de obesidade, não só por desviar a criança da atividade física, mas por induzir à ingestão de alimentos com número elevado de calorias. Outro fato, que evidência essa problemática é a internet, pois, existe em primeiro lugar um fascínio dos pais em relação à habilidade do filho em manusear um computador, vídeo-game, celulares, entre outros. Em segundo lugar, os responsáveis têm a acomodação em deixar a criança usufruir da tecnologia por apresentar mais segurança do que brincar na rua.
Ademais, convém frisar, que a falta de exercícios físicos compromete com a saúde da criança. Uma prova disso está no site "educar para aprender" que afirma que o sedentarismo é a segunda causa de morte no planeta, matando infelizmente, cerca de 5,4 milhões de pessoas por ano. A falta de liberdade para brincar na rua é apenas um dos fatores que indicam por que a "nova geração" está mais inativa. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar, pois, a vida inativa provoca malefícios à saúde, a economia, o desenvolvimento motor e até o desempenho escolar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse sobre o sedentarismo infantil. Sendo assim, é imprescindível que o governo em parceria com o Ministério da Educação, forneça projetos educacionais nas escolas, por meio, de uma campanha midiática, que inclua propagandas televisivas e debates entre professores, pais e alunos, alertando a existência do sedentarismo infantil e seus riscos atualmente. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser diagnosticado das carências desse assunto em cada ambiente escolar e, posteriormente, a irradiação do problema. Ação iniciada no presente pode modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada