• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#56405
Debate-se muito, correntemente, sobre precariedade que se encontra a saúde pública no Brasil. O país oferece acesso ao sistema de saúde de forma gratuita por meio do SUS, que infelizmente por conta da má distribuição de verbas e da corrupção dos governantes, tornasse mais difícil manter uma boa qualidade do sistema de saúde e manter os direitos dos cidadãos. E notável que a saúde não é vista como prioridade pelos governantes, por isso a importância da reinvindicação da população.
Em primeiro lugar, a crise econômica que se encontra o país, com isso também o aumento no numero de desempregados que precisam usar as vias medicas gratuitas, colaboram muito com a precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS), o corte de verbas é um dos recursos para diminuir os gastos do sistema. Com isso acarretando a falta de equipamentos e medicamentos, a deficiência na estrutura física das unidades, e a carência de recursos humanos.
O outro fato existente que contribui para a precariedade do sistema de saúde, é o grande índice de corrupção dos governantes, e o mal uso dos impostos pagos pela população. O desvio de verbas que deviam ser usados para a infraestrutura, abastecimento das unidades e pagamento dos funcionários, são constantes. Com isso a população recebe um atendimento precário de má qualidade, sem aparelhos adequados e falta de funcionários capacitados.
Em virtudes dos fatos mencionados, é evidente que é importante a reinvindicação da população para conseguir assim uma melhora no sistema público do país, mesmos com o fato do Brasil estar em uma crise, o sistema hospitalar é um serviço essencial para a população, assim sendo inadmissível o corte de verbas. E com isso também conceder penas aos governantes que cometerem desvio da verba pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#56434
Debate-se muito, correntemente, sobre a precariedade que se encontra a saúde pública no Brasil. [faltou conectivo] O país oferece acesso ao sistema de saúde de forma gratuita por meio do SUS, que infelizmente por conta da má distribuição de verbas e da corrupção dos governantes, torna-se mais difícil manter uma boa qualidade do sistema de saúde e manter os direitos dos cidadãos. [faltou conectivo] É notável que a saúde não é vista como prioridade pelos governantes, por isso a importância da reinvindicação da população. < deveria apresentar melhor a sua tese aqui]

Em primeiro lugar, a crise econômica que se encontra o país < faltou terminar o raciocínio, emendou em outra informação deixando o trecho sem nexo > , com isso também o aumento no numero de desempregados que precisam usar as vias medicas gratuitas, colaboram muito com a precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS), o corte de verbas é um dos recursos para diminuir os gastos do sistema. [evite repetir palavras, termos, conectivos > Com isso, acarretando a falta de equipamentos e medicamentos, a deficiência na estrutura física das unidades, e a carência de recursos humanos.
* Falta organizar suas ideias na estrutura: apresentar o argumento + repertório + argumentação + arrematação

[faltou conectivo] O outro fato existente que contribui para a precariedade do sistema de saúde, é o grande índice de corrupção dos governantes, e < evite, é um ou outro] o mal uso dos impostos pagos pela população. [faltou conectivo] O desvio de verbas que deviam ser usados para a infraestrutura, abastecimento das unidades e pagamento dos funcionários, são constantes. Com isso, a população recebe um atendimento precário de má qualidade, sem aparelhos adequados e falta de funcionários capacitados.
* A estrutura está melhor nesse parágrafo
* Falta comprovar o que se fala, fuja do senso comum
* Tem que fazer o uso de conectivos no início das frases


[faltou conectivo: Portanto,] Em virtudes dos fatos mencionados, é evidente a importância da reinvindicação da população para conseguir assim uma melhora no sistema público do país, mesmos com o fato do Brasil estar em uma crise, o sistema hospitalar é um serviço essencial para a população, assim sendo inadmissível o corte de verbas. E com isso também conceder penas aos governantes que cometerem desvio da verba pública.
* Precisa dividir suas ideias em frases, está fazendo um parágrafo muito corrido
* Aqui você arremata o tema e apresenta uma possível solução para a problemática: é interessante trazer nome de órgãos e responsabilizar o Estado


Espero ter ajudado! :D

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM