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Por HeloManu
#42425
É notório que o SUS -Sistema Único de Saúde- é o único sistema do mundo que oferece diversos atendimentos gratuitos. Criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, determinando que é dever do Estado garantir saúde a toda população do Brasil. E em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei chamada Orgânica da Saúde, detalhando o funcionamento do SUS instituindo seus preceitos até hoje.
O SUS oferece diversos tipos de serviços, que vão desde oferecer vacinas de sarampo, por exemplo, até fiscalizar a água que chega em nossas casas, sendo eles totalmente gratuitos. Diversos tratamentos são ofertados, como a da diabetes, que nos Estados Unidos é cerca de US$ 16.750 por ano e no Brasil é de R$ 0,00.
Infelizmente, na prática não funciona como na teoria. Salários de profissionais da área da saúde estão atrasados, não há vaga para pacientes nos hospitais, principalmente no ano de 2020 devido a pandemia do Covid-19, não há vacinas e remédios nos postos de saúde. E o pior de todos: políticos desviando dinheiro destinado a saúde para uso pessoal.
Cabe ao Ministério da Saúde, e a ANS -Agência Nacional de Saúde Suplementar- fiscalizar todos estes serviços para que não ocorra quaisquer erro ou fraude, e a Polícia, prender políticos corruptos que deviam dinheiro destinado a essa área.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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