• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Vitoria9000
Quantidade de postagens
#51198
No filme "Fragmentado" é retratada a vida de Kevin, que foi vítima de abuso infantil e no futuro por consequência dessa agressão foi diagnosticado com Tdi (Transtorno Dissociativo de Personalidade) ,no qual apresenta 23 personalidades. Infelizmente esse é um cenário recorrente no Brasil, onde não só pessoas desenvolvem transtornos a partir de situações que vivenciaram mas também para aqueles que já nascem com uma condição e nem sempre possui apoio profissional.

Em um primeiro momento pode-se analisar que no Brasil 86% da população possui algum tipo de distúrbio mental. Através de uma pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial de Saúde), foi constatado que 9,3% dos brasileiros são ansiosos e 5,8% sofrem de depressão. É certo que essa realidade em alguns casos deriva de um recinto de estresse como ambientes de trabalho.

Além disso no país ocorre um suicídio a cada 45 segundos, na maioria dos acontecimentos são resultância de dores emocionais causados por transtornos. Um aumento na taxa de óbitos de jovens entre 15 a 29 anos se agravou e a partir disto houve uma queda de 32,9% no número de leitos psiquiátricos disponíveis.

Diante de tais fatos o Ministério da Saúde poderia produzir propagandas para divulgar o atendimento psicológico do SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizado no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Podendo também criar projetos sociais juntamente com profissionais da saúde e voluntários, por meio de incentivar o esporte para uma melhor qualidade de vida. Seguindo a prorrogativa do poeta romano ,Juvenal, "Mente sã, corpo são".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por geoca
Quantidade de postagens
#70869
Vitoria9000 escreveu:@geoca <3
Oioi Vi, tudo bem? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto. Espero te ajudar!!

Legenda:

Argumentos (rosa clarinho)
Repertório ou uso de dados ( azul escuro)
Erro de pontuação (vermelho escuro)
Uso ou falta de conectivo ( azul claro).
Usar sinônimos (roxo)

INTRODUÇÃO: (rosa claro)

No filme "Fragmentado" é retratada a vida de Kevin, que foi vítima de abuso infantil e no futuro , por consequência dessa agressão foi diagnosticado com Tdi (Transtorno Dissociativo de Personalidade) ,no qual apresenta 23
personalidades. Infelizmente << aqui é percetível a falta de um conectivo>>esse é um cenário recorrente no Brasil, onde não só pessoas desenvolvem transtornos a partir de situações que vivenciaram, mas também para aqueles que já nascem com uma condição e nem sempre possui apoio profissional.
<< pelo que entendi esses eram os argumentos. E eles devem ser seguidos no desenvolvimento 1 e 2 da forma que se foi apresentado. Mas tente deixar os argumentos de uma forma mais explícita! Se não for pelos transtornos, qual outra forma seria? E porque as pessoas que já nascem com uma condição, não conseguem ter esse apoio? Por negligência estatal? Estrutura precária? >>
Além disso, feche os parágrafos ( leia redações nota 1000 para perceber como esses fechamentos são feitos). Muito boa sua introdução!

DESENVOLVIMENTO 1:

Em um primeiro momento <<falta de conectivo que ligue os parágrafos. Aqui você poderia usar "primordialmente", por exemplo>> pode-se analisar que no Brasil 86% da população possui algum tipo de distúrbio mental.Através de uma pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial de Saúde), foi constatado que 9,3% dos brasileiros são ansiosos e 5,8% sofrem de depressão. É certo<<aqui houve uma falta de conectivo) que essa realidade em alguns casos deriva de um recinto de estresse como ambientes de trabalho.

<<Você retomou o tema, e isso é bom! Porém, no início do parágrafo é esperado o tópico frasal. Onde, através dele, você vai retomar o tema e mostrar oque vai ser apresentado nessa primeira parte do seu desenvolvimento. Embora apresente dados, sua argumentação não está sendo muito bem desenvolvida. Além disso, seu texto até agora se encontra confuso. Não sei exatamente sobre oque se é tratado nos desenvolvimento.>>

DESENVOLVIMENTO 2:

Além disso, <<faltou o emprego da virgula após o conectivo>>no país ocorre um suicídio a cada 45 segundos, na maioria dos acontecimentos são resultância de dores emocionais causados por transtornos. Um aumento na taxa de óbitos de jovens entre 15 a 29 anos se agravou e a partir disto houve uma queda de 32,9% no número de leitos psiquiátricos disponíveis.

<< Aqui novamente, senti falta do tópico frasal, apresentando oque seria tratado no desenvolvimento. Além disso, sempre informe de onde são tiradas as informações. Acrediro que as raizes do seu problema para coerência esteja lá no início do seu texto. Na introdução. Trabalhe mais nela, apresentando a tese. >>

CONCLUSÃO:

Ufaaa, quanta coisa até aqui ein?! Já bebeu uma água?

Diante de tais fatos o Ministério da Saúde (agente) poderia produzir propagandas (modo) para divulgar o atendimento psicológico do SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizado no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) (detalhamento). Podendo também criar projetos sociais (modo) juntamente com profissionais da saúde e voluntários (agente), por meio de incentivar o esporte para uma melhor qualidade de vida. Seguindo a prorrogativa do poeta romano ,Juvenal, "Mente sã, corpo são".

<< você apresentou alguns recursos que precisam estar presentes nesse parágrafo. Porém, novamente, senti a falta da frase no início do parágrafo. Como por exemplo "Diante desse fatos, medidas precisam ser tomadas...."
Além do mais, você usou uma citação, mas poderia fazer o desfecho fazendo uma retomada ao repertório usado na introdução.
Já que se usar uma citação no final de um parágrafo pode acabar te trazendo problemas pela não explicitação do porquê ela está ali. Procure entender mais sobre os recursos que precisam aparecer na sua conclusão. >>

Aqui está umas coisas para você estudar:

Conectivos;
Estrutura do texto dissertativo - argumentativo;
Sinônimos;
Coerência de texto.

Lembrando, você pode fazer esse estudo utilizando vídeo aulas. Mas pode, principalmente, ler redações nota mil.

Bem, essa foi minha perspectiva ao seu texto! Espero ter ajudado de alguma forma e continue aprimorando seus conhecimentos. Beijão <3

( e mil desculpas se fui incoerente ou acabei errando em algo na correção. É o cansaço!)
Avatar do usuário
Por geoca
Quantidade de postagens
#70888
Vitoria9000 escreveu:Muito obrigada pela ajuda, vou seguir todas as suas dicas❤️


Por nadaaa! 💖

A obra da artista brasileira Tarsila do Amaral &ls[…]

geoca , obrigadaaaa pelas correção❤[…]

"Não tive filhos , não transmit[…]

De acordo com a constituição federal[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM