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Por AdeilsonSG
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Na música "Stressed out," são retratados dois irmãos inseguros com a adolescência e as decisões inerentes a ela. Em paralelo, segundo a OMS, mais de 20% dos jovens entre 15 a 21 anos sofrem de problemas em relação a sua saúde mental. Muitas vezes fruto da negligência estatal contínua vivenciada nas escolas brasileiras, com cargas horárias excessivas e estruturas escolares deficitárias de psicólogos ou de projetos qualificados para trabalhar o lado psico-emocional do aluno. Por outro lado, a falta de abertura e apoio familiar também corrobora para a criação de um ambiente inseguro e destoante do que deveria ser para o apoio juvenil.

Em primeira análise, o peso escolar excessivo cobrado pelo estado, aliado a sua carga horária, contribui para a piora da saúde mental do estudante. O geógrafo Milton Santos, no texto "as cidadanias mutiladas", trata de direitos negados a população. Educação de qualidade é um deles, já que as cargas horárias excessivas, muitas vezes privam o estudante de terem acompanhamento familiar ou escolar adequado, além da aprendizagem prejudicada. Despertando problemas psicológicos que, pela falta de estrutura, não vão ser acompanhados, podendo acarretar outras doenças.

Ademais, a falta de apoio e abertura familiar, também é um prejudicial para essa tão conturbada fase. Podendo gerar traumas que serão carregados inclusive na fase adulta. É necessário um maior entendimento da família quanto os anseios da juventude, como também suas preocupações. A criação de um ambiente seguro e saudável de conversa é indispensável para a melhor abertura aos problemas pessoais e escolares.

Portanto, são necessárias medidas para extinguir a problemática, cabendo ao Ministério da Educação, meios que venham garantir a preparação escolar. Por meio da implementação de projetos com o objetivo de aperfeiçoamento da inteligência emocional dos estudantes, através de rodas de conversas e do acompanhamento periódico de psicólogos especializados, aperfeiçoando assim, a carga horária. Além de uma rede de apoio familiar, priorizando a privacidade do indivíduo, e por meio do diálogo, um maior entendimento do seu estado emocional. Dessa forma os direitos não serão mais mutilados, e os jovens não serão mais inseguros e estressados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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