Avatar do usuário
Por Quelialeite
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112261
A saúde mental é uma questão fundamental para a qualidade de vida das pessoas, e essa importância é ainda mais acentuada quando se fala de crianças e adolescentes na fase escolar. As escolas públicas no Brasil têm um papel fundamental na promoção da saúde mental dos estudantes, mas, infelizmente, essa questão nem sempre recebe atenção necessária. Ainda é muito comum que a saúde mental seja tratada como um assunto secundário, ou até mesmo negligenciado, em muitas escolas públicas no país. Isso acontece por diversos motivos, incluindo a falta de recursos e formação adequada dos profissionais que vivem nas instituições de ensino, além de preconceitos e tabus em relação aos transtornos mentais.

No entanto, é importante destacar que a saúde mental não pode ser vista como um luxo ou uma opção, mas sim como uma necessidade básica para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Problemas como ansiedade, depressão e transtornos de comportamento podem afetar significativamente o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos estudantes.

Para enfrentar esse desafio, é preciso investir em políticas públicas que priorizem a promoção da saúde mental nas escolas públicas. Isso pode incluir a capacitação dos profissionais de educação para lidar com questões relacionadas à saúde mental, a oferta de serviços de psicologia e assistência social nas escolas, além da criação de espaços de diálogo e reflexão sobre esses temas com os estudantes.

Além disso, é fundamental que a saúde mental seja tratada de forma integrada com outras políticas públicas, como as áreas de saúde e assistência social. A articulação entre essas diferentes áreas pode garantir um atendimento mais completo e efetivo aos estudantes que vivem de suporte emocional.

Por fim, é importante ressaltar que a promoção da saúde mental nas escolas públicas deve ser uma preocupação constante e permanente. A educação é uma ferramenta fundamental para transformar a sociedade e criar um mundo mais justo e saudável para todos. Nesse sentido, é fundamental que as escolas públicas do Brasil assumam o compromisso de cuidar da saúde mental dos estudantes, garantindo assim um futuro mais promissor para o país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Anadrielle
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112298
Ótimos pontos citados e pautados, entretanto, tente fazer uma redação com uma estrutura mais confiável e utilizada, sendo:

Introdução
Desenvolvimento 1
Desenvolvimento 2
Conclusão

Use mais repertórios culturais, irá enriquecer o seu texto.
Foque na conclusão, utilizando os 5 elementos:

Ação (o que?)
Agente (quem?)
Efeito (para quê?)
Modo (como?)
Detalhamento (explicação e exemplos)

Continue assim e irá longe :D ;)
1
Avatar do usuário
Por neres
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114974
Senti falta da gente e tenta detalhar mais como ação da conclusão vai ser efetuada.
0
Avatar do usuário
Por eliabejonata
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115240
Uma ótima argumentação, porém é viável que você busque organizar melhor as suas ideias no decorrer do texto.

Obs's:

* Redações modelo tradicional (ENEM) têm a seguinte estrutura:

• INTRODUÇÃO
• DESENVOLVIMENTO 1
• DESENVOLVIMENTO 2
• CONCLUSÃO

* Na INTRODUÇÃO, apresente um repertório (Reportagem, Filme, série, Livro, Constituição Federal), de forma que se conecte com o tema a ser tratado. E exponha as teses que você sustentará durante o texto, como as que você apresentou de forma correta: falta de recursos e formação adequada dos profissionais e preconceitos e tabus em relação aos transtornos mentais..

* No DESENVOLVIMENTO 1 e no DESENVOLVIMENTO 2, você trabalha as teses, respectivamente, usando um repertório que esteja ligado a sua ideia. Feito isso, você vai expor sua opinião.

Na CONCLUSÃO, você vai buscar uma solução pra esse problema, apresentando:

1- Agente
2- Ação
3- Modo
4- Efeito
5- Detalhamento

Busque trabalhar bem a sua CONCLUSÃO, que você irá longe. 🙂👏🏾
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Saúde mental nas escolas públicas do Brasil
por analokis    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por analokis
0 Respostas 
68 Exibições
por Luis762022
Saúde Mental nas Escolas Públicas
por tulipas    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por tulipas
0 Respostas 
61 Exibições
por Carolfdias
Saúde mental nas escolas públicas
por luiz1432    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por luiz1432
Saúde mental nas escolas públicas
por biatrizaz    - In: Outros temas
0 Respostas 
33 Exibições
por biatrizaz
Saúde mental nas escolas públicas
por Herlayne    - In: Outros temas
0 Respostas 
34 Exibições
por Herlayne
Saúde Mental nas Escolas Públicas
por Jihh    - In: Outros temas
5 Respostas 
626 Exibições
por Jihh
Saúde mental nas escolas públicas
por alunaa2005    - In: Outros temas
0 Respostas 
39 Exibições
por alunaa2005
Saúde mental nas escolas públicas
por Manu13    - In: Outros temas
0 Respostas 
40 Exibições
por Manu13
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM