Avatar do usuário
Por Cinthiagl
Quantidade de postagens
#117484
A Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada visando delinear direitos básicos para todos os cidadãos. Entretanto, a sociedade não está visualizando a teoria sendo posta na prática, uma vez que a questão da saúde mental e do combate ao suicídio são invisibilizados e estigmatizados socialmente, o que impede os brasileiros de viverem dignamente. A partir desse contexto, urge a necessidade de uma exploração acerca do que impede a plenitude dessa questão: o imediatismo social e a negligência governamental.
Diante desse cenário, o imediatismo social, no que tange à questão da saúde mental e o combate ao suicídio, é um dos fatores que intensifica a problemática. Nessa perspectiva, como afirmado pelo filósofo Byung Chul Han, a sociedade vive sob uma conjuntura que trabalha com altos níveis de produtividade permanecendo constantemente cansada e ocupada. Acontece que, diante de uma sociedade que busca o brilhantismo, distúrbios associados à negligência do cuidado com a saúde mental são desenvolvidos, devido à perda do sentido de seu existir, tornando o combate ao suicídio dificultoso, visto que desde o século XVIII o homem tem se tornado objeto e não mais ser humano. Com isso, o Brasil enfrenta uma de suas piores crises ao se tornar cada vez mais doentio.
Além disso, é inegável que o escasso interesse político em assegurar a saúde mental e em combater o autocídio frustra a dignidade do povo brasileiro. Isso ocorre, porque, como já estudado pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, há no Brasil uma espécie de “Colonialismo insidioso”, isto é, a manutenção de estruturas perversas de dominação, que se disfarça em meio a avanços sociais, mas mantém a camada mais vulnerável da sociedade explorada e negligenciada. Nessa perspectiva, percebe-se o quanto a omissão das camadas mais pobres da sociedade pelo Estado e as situações desiguais danificam a saúde mental desses cidadãos, o que, ao invés de combater o suicídio provocado por essa opressão, está contribuindo para a alta dos índices de autodestruições. Dessa forma, tem-se um país que prioriza o desenvolvimento econômico em detrimento do bem-estar social.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater o suicídio e para promover a saúde mental no Brasil. Assim, é fundamental que o Poder Executivo - cuja função é executar ações práticas e leis - promova uma conscientização, por meio de campanhas nacionais, a fim de incentivar o cuidado com a saúde mental e desconstruir visões romantizadas sobre o descanso. Cabe, ainda, ao Governo Federal, atuar no desenvolvimento das áreas mais pobres, a partir da promoção de postos de saúde e profissionais capacitados para lidar com as angústias das famílias marginalizadas da sociedade. Afinal, progressivamente, haverá a garantia ao bem-estar e à vida para todos os brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
36 Exibições
por Mildo10
1 Respostas 
232 Exibições
por Tokio08
0 Respostas 
237 Exibições
por Tokio08
Como fica nossa saúde mental pós-pandemia?
por dudinhaf    - In: Outros temas
2 Respostas 
313 Exibições
por dudinhaf
Saúde Mental Pós-Pandemia
por larinha345    - In: Outros temas
1 Respostas 
218 Exibições
por willjardel
1 Respostas 
242 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
162 Exibições
por Moises2023
A saúde mental no século XXI
por Babyboo    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por Babyboo
A saúde mental no século XXI
por Babyboo    - In: Outros temas
6 Respostas 
356 Exibições
por viihvi
0 Respostas 
73 Exibições
por beatriz947

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM