Por JoaoAug
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#37310
De acordo com o sociólogo Georg Simmel, é na metrópole que encontram-se realidades antagônicas. Verifica-se tal ideia no saneamento básico no Brasil, enquanto alguns tem acesso a esse direito, outros não. Destaca-se que a raiz do problema encontra-se na incapacidade das empresas privadas em universalizar o direito ao saneamento básico, resultando em queda na qualidade de vida.
Em primeiro lugar, evidencia-se que não garantir o acesso ao saneamento básico vai contra os direitos humanos, pois, sem acesso ao básico, não há garantia de vida. No filme "Saneamento Básico", nota-se que o problema é causado por desinteresse do setor privado em garantir tal direito, pois não seria lucrativo.
Além disso, esse problema causa graves consequências para a vida da população, tais como: diminuição da expectativa de vida, aumento da mortalidade infantil, propagação de doenças infecciosas, entre outros. Ou seja, resolver esse problema é garantir o direito a vida, que tem ficado apenas no papel, não se tornando realidade.
Sendo assim, é essencial que o Estado assuma a responsabilidade de garantir a universalização do saneamento básico. Por meio de um programa de estatização do setor, que hoje é privado, com verbas governamentais, deve-se criar um programa fortemente fiscalizado e regulado, visando, assim, que o problema, em alguns anos, nao exista mais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por JoaoAug
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#37311
@Ashiley, poderia, quando tiver tempo, corrigir e pontuar para mim, por favor? :D
0
Por Ashiley
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#37317
JoaoAug escreveu:@Ashiley, poderia, quando tiver tempo, corrigir e pontuar para mim, por favor? :D
Claro!
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
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#39478
Boa tarde! :D

Eu gostei da sua redação ;)
Na introdução você apresentou a problemática e o que iria tratar no desenvolvimento. Apesar de achar que você repetiu o "-se", poderia dar um diferenciada em um dos conectivos.
No desenvolvimento, achei que você interligou bem os argumentos. Mas de novo usou muito o "-se", tenta procurar um equilíbrio.
A conclusão já trouxe o agente, a ação e o modo. Mas poderia ter colocado o nome de um órgão público, um ministério talvez. Ficaria mais técnica.

"não se tornando realidade" não usar o gerúndio.

Espero ter ajudado <3

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Por Ashiley
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#39509
@JoaoAug

Erros
Correção dos erros
Comentários

Introdução
De acordo com o sociólogo Georg Simmel, é na metrópole que encontram-se realidades antagônicas. (Faltou uma melhor conexão aqui) Verifica-se tal ideia no saneamento básico no Brasil, enquanto alguns tem acesso a esse direito, outros não. (Faltou um conectivo aqui) Destaca-se que a raiz do problema encontra-se na incapacidade das empresas privadas em universalizar o direito ao saneamento básico, resultando em queda na qualidade de vida.
Sua introdução ficou boa. Contém repertório, problematização e tese. Parabéns!

Desenvolvimento 1
Em primeiro lugar, evidencia-se que não garantir o acesso ao saneamento básico vai contra os direitos humanos, pois, sem acesso ao básico, não há garantia de vida. (Faltou um conectivo aqui) No filme "Saneamento Básico", nota-se que o problema é causado por desinteresse do setor privado em garantir tal direito, pois não seria lucrativo.
Seu parágrafo está mal estruturado e quase não há argumentação. Você apenas fez o tópico frasal (poderia ser mais breve nele) e em outro período inseriu o repertório e ficou por isso mesmo. Faltou você argumentar mais, a argumentação foi pouquíssima!

Desenvolvimento 2
Além disso, esse problema causa graves consequências para a vida da população, tais como: diminuição da expectativa de vida, aumento da mortalidade infantil, propagação de doenças infecciosas, entre outros. Ou seja, resolver esse problema é garantir o direito a vida, que tem ficado apenas no papel, não se tornando realidade.
Você não fez tópico frasal, o que é um ponto negativo. É necessário fazer o tópico! Além disso, você também não inseriu repertório algum para comprovar suas afirmações... sua argumentação aqui também foi pouca e o parágrafo mal organizado.

Conclusão
Sendo assim, é essencial que o Estado (AGENTE) assuma a responsabilidade de garantir a universalização do saneamento básico (AÇÃO). Por meio de um programa de estatização do setor (MEIO/MODO), que hoje é privado, com verbas governamentais (esse trecho ficou muito confuso e não sei se trata de um detalhamento), deve-se criar um programa fortemente fiscalizado e regulado (AÇÃO), visando, assim, que o problema, em alguns anos, nao exista mais (EFEITO/FINALIDADE).
Sua conclusão está um pouco confusa em alguns trechos, mas aparentemente tem pelo menos quatro elementos. 160 na C5!

É isso, cuidado com esses quesitos que chamei atenção e com alguns truncamentos, ou seja, pontos onde deveriam haver vírgulas. Espero ter ajudado... bons estudos!
0
Por JoaoAug
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#39601
@Ashiley, sério, agradeço muito pela ajuda. Você não tem noção do tanto que as suas correções estão me ajudando, muito obrigado mesmo. Quero dizer também que vi sua correção em uma outra redação minha e também quero agradecer por ela. Meus erros ficam bem mais claros e posso trabalhar com mais foco neles. Novamente, muito obrigado!
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Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#39607
JoaoAug escreveu:@Ashiley, sério, agradeço muito pela ajuda. Você não tem noção do tanto que as suas correções estão me ajudando, muito obrigado mesmo. Quero dizer também que vi sua correção em uma outra redação minha e também quero agradecer por ela. Meus erros ficam bem mais claros e posso trabalhar com mais foco neles. Novamente, muito obrigado!
Por nada, fico feliz em ajudar!
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