Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Lucinei
#47989
Promulgada em 1988 , a Constituição federal assegura o direito pleno de todos os cidadãos . Entretanto , percebe-se que , na atual realidade brasileira , há uma lacuna na garantia desse direito na questão do saneamento básico , o que , além de grave , torna-se um entrave inconstitucional . Isso acontece devido a inosperância estatal como principal alicerce e também a estagnação social .

A princípio , a inexistência de políticas públicas mais eficientes para atenuar os impasses na vida de moradores desprovidos de um eminente controle e distribuição dos recursos básicos , desserve a Constituição Federal que há 32 anos pressagiava uma Pátria com características de bem-estar social . Diante disso , o Estado não gerou instrumentos capazes para conter tal calamidade Nacional , expondo os brasileiros à aguas residuais responsáveis por diversos males . Assim , consequentemente , o país encontra-se distinto daquele antes idealizado na Carta Magna de 1988 . Desse modo , o Brasil fica ainda mais longe desse padrão Constitucional de Nação .

Vale ressaltar , a princípio , que o silenciamento social é fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo . Contudo , o teórico social Michael Foucault defende que , na sociedade pós-moderna , alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos . Todavia , na atualidade , percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do saneamento básico , que tem sido uma questão silenciada no País . Desse modo , sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática , sua resolução é quase utópica .

Averigua-se , desse modo , que medidas devem ser efetivadas para combater a questão . Sendo assim , o Governo Federal , com instância máxima da administração executiva , deve agir em favor da população , por meio da elaboração de redes de esgoto com estações de tratamento , que impeçam a atuação de pessoas que infringem as exigências Legislativas , a fim de inibir o saneamento básico . Outrossim , a sociedade , como conjunto de indivíduos que partilham os mesmos valores culturais e sociais , deve atuar em conjunto , por intermédio da demanda na administração pública , para que os serviços de água tratada e a coleta e tratamento de águas residuais , com o propósito de inibir a proliferação do esgotamento sanitário e falhas no saneamento básico .

@jherodrigues , pode corrigir ?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#47998
Promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura o direito pleno < de que?] de todos os cidadãos. Entretanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, há uma lacuna na garantia desse direito < qual?] na questão do saneamento básico, o que, além de grave, torna-se um entrave inconstitucional. [faltou conectivo] Isso acontece devido à inoperância estatal como principal alicerce e também a estagnação social .

A princípio, a inexistência de políticas públicas mais eficientes para atenuar os impasses na vida de moradores desprovidos de um eminente controle e distribuição dos recursos básicos, desserve a Constituição Federal que há 32 anos pressagiava uma pátria com características de bem-estar social. Diante disso, o Estado não gerou instrumentos capazes para de conter tal calamidade nacional , expondo [evite gerúndio] os brasileiros a águas residuais responsáveis por diversos males. Assim, consequentemente, o país se encontra distinto daquele antes idealizado na Carta Magna de 1988. Desse modo, o Brasil fica ainda mais longe desse padrão constitucional de nação.

[faltou conectivo] Vale ressaltar, a princípio < evite repetir palavras/termos], que o silenciamento social é fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo. Contudo, o teórico social Michael Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos. Todavia, na atualidade, percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do saneamento básico, que tem sido uma questão silenciada no país. Desse modo, sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática, sua resolução é quase utópica.
* Os desenvolvimentos estão na estrutura, têm alguns erros de ortografia e concordância

[tem que ser conectivo conclusivo] Averigua-se, desse modo, que medidas devem ser efetivadas para combater a questão. Sendo assim, o Governo Federal, com instância máxima da administração executiva, deve agir em favor da população < não é considerada ação], por meio da elaboração de redes de esgoto com estações de tratamento, que impeçam a atuação de pessoas que infringem as exigências legislativas, a fim de inibir o saneamento básico. Outrossim, a sociedade, como conjunto de indivíduos que partilham os mesmos valores culturais e sociais, deve atuar em conjunto < também não é um tipo de ação, por intermédio da demanda na administração pública, para que os serviços de água tratada e a coleta e tratamento de águas residuais, com o propósito de inibir a proliferação do esgotamento sanitário e falhas no saneamento básico.
* Faltou apresentar uma ação concreta

Espero ter ajudado! ;)

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Promulgado pela constituição de 1988[…]

A histórigrafia vem nos mostrando que, s&ea[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM