Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Beatriz19
#42540
Saneamento precário
Na obra "O Cortiço" de Aluísio Azevedo o autor descreve o espaço como um ambiente precário das moradias do Rio De Janeiro no século XIX, mostrando a falta de saneamento básico naquelas localidades. No contexto atual, muitos brasileiros ainda não têm água tratada e nem aceso a rede de esgoto.
Em primeiro plano, vale destacar o descaso com a população, a falta de água tratada vem gerando uma série de doenças nas pessoas, principalmente idosos e crianças que são mais vulneráveis. Por outro lado, mais de 16% da população brasileira, ou 35 milhões de pessoas, não têm água tratada, segundo dados do G1.
Em segundo plano, cerca de 47% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. Ademais, com a falta desses recursos, o país sofre com a poluição de recursos hídricos, além da poluição urbana e improdutividade, acarretando uma ameça à saúde pública.
Pode-se perceber portanto, que para acabar com esse problema o Ministério Das Cidades deveria investir ainda mais no Plano Nacional De Saneamento Básico. Além disso, os órgãos públicos deveria fazer as limpezas das ruas, córregos para evitar à ploriferacão de doenças e poluições no meio ambiente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#42557
Saneamento precário [não é obrigatório ter título, é recomendado não colocar, para aproveitar as linhas]

Na obra "O Cortiço" de Aluísio Azevedo o autor descreve o espaço como um ambiente precário das moradias do Rio De Janeiro no século XIX, mostrando [evitar gerúndio] a falta de saneamento básico naquelas localidades. No contexto atual, muitos brasileiros ainda não têm água tratada e nem acesso a rede de esgoto.

Em primeiro plano, vale destacar o descaso com a população, a falta de água tratada vem gerando uma série de doenças nas pessoas, principalmente idosos e crianças que são mais vulneráveis. Por outro lado, mais de 16% da população brasileira, ou 35 milhões de pessoas, não têm água tratada, segundo dados do G1. [deveria ter argumentado mais, focou em dados e não trouxe ponto de vista]

Em segundo plano, cerca de 47% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. Ademais, com a falta desses recursos, o país sofre com a poluição de recursos hídricos, além da poluição urbana e improdutividade, acarretando uma ameça à saúde pública. [mesma coisa do § anterior]

Pode-se perceber portanto, que para acabar com esse problema o Ministério Das Cidades deveria investir ainda mais no Plano Nacional De Saneamento Básico. Além disso, os órgãos públicos deveria fazer as limpezas das ruas, córregos para evitar à ploriferacão de doenças e poluições no meio ambiente. [conclusão incompleta, tem que ter agente, ação, meio e finalidade + detalhamento]

Espero ter ajudado! ;)

Boa noite! Sua redação está […]

ensino remoto

Os avanços tecnológicos vem facilita[…]

GlendaMorais poderia corrigir???

A Prática do bullying nas escolas

Boa noite! Sua redação está […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM