Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por ThayOliveira
#38052
Em meados do século XX, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa, Zweig escreveu um livro ufanista cujo título é até hoje repetido: “Brasil, país do futuro”. Entretanto, quando se observa a precariedade e a total ausência de saneamento básico em grande parte do Brasil percebe-se que a realidade contemporânea é o oposto da profecia. Dessa maneira, a problemática se desenvolve não só devido ao baixo desempenho dos setores governamentais, mas também a expansão precipitada das cidades. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Precipuamente, é fulcral pontuar que o saneamento básico inadequado deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, serviços precários de esgoto e água ficam cada vez mais evidente tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades pequenas.

Ademais, é imperativo ressaltar que o crescimento acelerado e desordenado das cidades é um dos principais fatores que contribui para a perpetuação desse quadro deletério. De acordo com Instituto Trata Brasil o país tem 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada e 100 milhões sem coleta de esgotos. Partindo desse pressuposto, percebe-se que com a expansão das cidades, habitações irregulares surgiram, o que gerou diversos problemas sanitários, tais como a falta de água e esgoto.

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Para tanto, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, será revertido em pesquisa, projetos e campanhas sociais através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e dos veículos de comunicação, com o objetivo de amenizar, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da precariedade de saneamento básico. Assim espera-se que a profecia de Zweig seja solidificada no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#38073
@ThayOliveira, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação. Vamos lá?

1 - INTRODUÇÃO
Em meados do século XX, o escritor austríaco Stefan Zweig(1) mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa, Zweig escreveu um livro ufanista cujo título é até hoje repetido: “Brasil, país do futuro”. Entretanto, quando se observa a precariedade e a total ausência de saneamento básico em grande parte do Brasil(2) percebe-se que a realidade contemporânea é o oposto da profecia. Dessa maneira, a problemática se desenvolve não só devido ao baixo desempenho dos setores governamentais, mas também a expansão precipitada das cidades. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

(1) Faltou uma vírgula aqui.
(2) Faltou uma vírgula aqui.


2 - DESENVOLVIMENTO 1
Precipuamente, é fulcral pontuar que(1) o saneamento básico inadequado deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, (2) entretanto, isso não ocorre no Brasil. (3) pois Devido a (4)falta de atuação das autoridades, serviços precários de esgoto e água ficam cada vez mais evidente(6) tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades pequenas. Desse modo, são necessárias medidas para abolir esse contratempo.(5)

(1) Faltou uma vírgula aqui.
(2) Aqui você deveria ter colocado um ponto final para fechar esse pensamento e depois continuar sua argumentação.
(3) Aqui seria uma vírgula caso você seguisse o que citei aí no (2).
(4) Faltou uma crase nesse "a".

(5) Você deveria ter finalizado o seu parágrafo. Eu adicionei um final alvará você ter uma base e fazer em seus próximos textos, pois isso é crucial para o corretor identificar onde acaba sua argumentação.


Comentário: Seu D1 ficou com. Contém a ordem correta; tópico frasal, repertório e contextualização. No entanto, ele está muito curto, por isso, suas ideias não ficaram muito claras. Não deu muito para entender o porquê do governo ser responsável por isso. Quer dizer, da para entender, mas não como deveria, isso porque Tá muito curto e resumido. Além disso, tente finalizar seu parágrafo Como alertei acima. Outrossim, cuidado com a pontuação. Principalmente na colocação correta da vírgula.

Dica: Abaixo terá dois links, um para lhe ajudar com a pontuação e o outro para lhe ajudar com a argumentação. Bons estudos!

LINK PARA LHE AJUDAR COM A ARGUMENTAÇÃO:
:arrow:

LINK PARA LHE AJUDAR COM A PONTUAÇÃO:
:arrow: https://www.todamateria.com.br/sinais-de-pontuacao/

3 - DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, é imperativo ressaltar que(1) o crescimento acelerado e desordenado das cidades é um dos principais fatores que contribui para a perpetuação desse quadro deletério. De acordo com Instituto Trata Brasil(2) o país tem 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada e 100 milhões sem coleta de esgotos. Partindo desse pressuposto, percebe-se que com a expansão das cidades, habitações irregulares surgiram, o que gerou diversos problemas sanitários, tais como a falta de água e esgoto.

(1) Faltou uma vírgula aqui.
(2) O que é isso? Tente especificar (detalhar) que instituto é esse, sua fusão, etc. Fica melhor e mais claro de entender.


Comentário: Seu desenvolvimento ficou fraco, pois você mau argumentou, dado que seu repertório foi muito longo e, por isso, sua argumentação não foi quase nada. É como se seu D2 fosse apenas um repertório 🤷‍♂️. Cadê seus argumentos? Cadê as causas e consequências?você não deixou isso muito claro. Você deve melhorar isso. Além do mais, você esqueceu de finalizar seu oaragrafo novamente.

Dica: Siga as instruções que eu citei no D1, pois elas serviram para esse também.

4 - CONCLUSÃO
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Para tanto, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União (AGENTE) direcione capital que (AÇÃO), por intermédio do Ministério do Meio Ambiente (MEIO/MODO), será revertido em pesquisa, projetos e campanhas sociais através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e dos veículos de comunicação (DETALHAMENTO), com o objetivo de amenizar, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da precariedade de saneamento básico (EFEITO/FINALIDADE). Assim espera-se que a profecia de Zweig seja solidificada no Brasil.

Comentário: Olha, eu vou dar 180 na C5, pois no detalhamento você não especificou quais projetos ou campanhas sociais são esses, ou para que servem. Você simplesmente só citou o que vai fazer, mas não para o que vai servir. Por isso, seu detalhamento não ganhou os 40 pontos. Desculpa.

Dica: Estude sobre os 5 elementos da proposta de intervenção e, com isso, veja como desenvolver ele é com mais precisão para ganhar seus 40 em cada um. Bons estudos!

Bem, é isso. Caso tenha alguma objeção pode me marcar, afinal, não sou um corretor profissional. Estou suscetível a falhar. Peço desculpas desde já caso eu tenha cometido algum equívoco.



Bons estudos!
Falta de segurança no Brasil

Promulgada pela ONU em 1948, a declaraç&ati[…]

Ashiley Muito obrigado por ter corrigido!

As fakes news, são as notícias falsa[…]

Com a descoberta do coronavírus em Wuhan, c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM