Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#41915
A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento do consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens no nosso país é um grave problema, o qual dificulta a concretização dos planos de more. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da baixa orientação contra o consumo quanto da venda ilegal para menores de idade.

Precipuamente, é válido ressaltar que muitas vezes não é do conhecimento dos jovens os riscos e perigos do consumo excessivo, o que deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre frequentemente no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, acidentes de trânsito e domésticos podem ser consequências fatais após o uso demasiado de bebidas e drogas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar que a irresponsável comercialização de entorpecentes e bebidas alcoólicas para o público com idade inferior a dezoito anos é um dos grandes colaboradores para o aumento desenfreado desse vicio. Tudo isso retarda a resolução do empecilho já que, com a facilidade para encontrar essas mercadorias cresce o risco do usuário ficar com a saúde debilitada após uma overdose. Tudo isso contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, o Tribunal de Contas da União direcione capital ¬que aplique verbas destinadas a campanhas de prevenção do consumo de álcool antes dos dezoito anos e a importância de se falar sobre isso abertamente entre as famílias nos lares. Além disso, é fundamental que o Ministério Publico fiscalize e multe estabelecimentos que ofereça ou permita o consumo de bebidas alcoólicas para menores. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#41926
☆Parabéns Pela Introdução Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!!!😎👍🎉🎉🎉

☆Seu Desenvolvimento Obteve Teses,Analogias,Argumentos adicionalmente Citações Coerentes Em Uma Redação,Certo!!!Faltou Alguns Elementos Para Deixar Melhor!!!

☆NÃO Teve Clichê!!

☆Não Fugiu Do Tema Central!!!

☆Linguagem Culta!!!

☆Sua Redação Teve Todos Elementos Necessários Para Levar Essa Inércia De Acordo Com Newton!!!Êxito Nesta Súbita Missão!!!

☆Foi Um Excelente Introdução Detalhada,Sútil Ademais Objetiva,Ok!!!


Crítica Construtiva:

♤Estude Conectivos Ou Advérbios De Afirmação Não
Apenas Adição!!!

♡Estude Conjunções Que Possa Substituir Também A Palavra Que!!!Exemplos:Cujo,Cujo,Por Qual!!!

☆Segundo Parágrafo Uma Breve Frase Sobre Que Este Obstáculo Deve Sair Da Inércia Segundo O Mestre Físico Newton!!!


☆Atenção,Candidato(a)Aprenda A Aprimorar Um Pouco Mais Seu Desenvolvimento,Certo!!!Para Dar Um Plus!!😉Para Casar Bem Teses,Analogias Adicional Argumentos!!!Estude Conectivos De Adição ,Afirmação Mais Também Pronomes!!!


Parabéns Pela Respectiva Redação Ok,Sinceramente Tu Tem Potencial!!!😋👍🎉🎉🎉


E Bons Estudos!😎✊🏆🥇🎖
#41936
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento do consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens no nosso país é um grave problema, o qual dificulta a concretização dos planos de more(More). Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da baixa orientação contra o consumo quanto da venda ilegal para menores de idade.( Perfeito! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Precipuamente, é válido ressaltar que muitas vezes não é do conhecimento dos jovens os riscos e perigos do consumo excessivo, o que deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre frequentemente no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, acidentes de trânsito e domésticos podem ser consequências fatais após o uso demasiado de bebidas e drogas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.( Nesse desenvolvimento 1, você apresentou argumentação e meios comprovativos, porém faltou mais diálogo. Estruture e aprofunde mais suas ideias. A arrematação da tese também foi feita de forma genérica, ou seja, colocou que há a necessidade de uma resolução do problema, algo a ser ressaltado na conclusão, logo não precisa ser dito isso no desenvolvimento!)

Ademais, é imperativo ressaltar que a irresponsável comercialização de entorpecentes e bebidas alcoólicas para o público com idade inferior a(à) dezoito anos é um dos grandes colaboradores para o aumento desenfreado desse vicio(vício).(Faltou o termo coesivo!) Tudo isso retarda a resolução do empecilho já que, com a facilidade para encontrar essas mercadorias cresce o risco do usuário ficar com a saúde debilitada após uma overdose. (Faltou o termo coesivo!)Tudo isso contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Nesse D2, faltou comprovação dos seus argumentos, meios e base nos quais possa validá-lo. A argumentação foi feita de maneira rasa e novamente a tese foi arrematada de maneira genérica.)


Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, o Tribunal de Contas da União (Agente)direcione capital ¬que aplique verbas destinadas a campanhas de prevenção do consumo de álcool antes dos dezoito anos e a importância de se falar sobre isso abertamente entre as famílias nos lares(Ação). Além disso, é fundamental que o Ministério Publico(Agente) fiscalize e multe estabelecimentos que ofereça ou permita o consumo de bebidas alcoólicas para menores(Ação). Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.( Conclusão bastante imcompleta! Faltou o meio, o detalhamento e a finalidade de pelo menos um das ações!)

Sua redação não é ruim, porém carece de muita coisa importante. Estude termos coesivos, argumentação, arrematação de tese e principlamente proposta de intervenção! Continue praticando sua escrita!
No mais, é só!
Qualquer coisa, é só marcar ;)
#42340
Olá @marifreiress, , farei alguns comentários.


"A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento do consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens no nosso país é um grave problema, o qual dificulta a concretização dos planos de more. (2)Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da baixa orientação contra o consumo quanto da venda ilegal para menores de idade."

- Não utilize termos que remetem à primeira pessoa.
- Na minha visão esse conectivo foi empregado de forma equivocada, pois esse período traz a ideia de uma conclusão e não de uma consequência. A sua tese apresenta causas, então usar um termo de consequência não é adequado.
- No mais, a introdução está Ok.

DESENVOLVIMENTOS

"Precipuamente, é válido ressaltar que muitas vezes não é do conhecimento dos jovens os riscos e perigos do consumo excessivo( Consumo excessivo de quê?), o que deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado (Estado) é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre frequentemente no Brasil. (1)Devido a falta de atuação (Em que ponto?) das autoridades, acidentes de trânsito e domésticos podem ser(2) consequências fatais após o uso demasiado de bebidas e drogas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente."

- (1) a falta de um conectivo aqui prejudica a coesão do seu texto. Dessa forma, o restante do período parece não ter muita relação com o abordado anteriormente.
- A parte a qual seria destinado a sua argumentação está muito expositiva.
- Faça a seguinte pergunta: Como comprovar que existe a baixa atuação dos setores governamentais?
R: a resposta deveria ser elaborada (argumentação) com base na falta de informação, o que é exposto no seu tópico frasal. Mas nada disso é abordado posteriormente.
- (2) essa parte poderia ser exposta no 4 período.

-

"Ademais, é imperativo ressaltar que a irresponsável comercialização de entorpecentes e bebidas alcoólicas para o público com idade inferior a dezoito anos é um dos grandes colaboradores para o aumento desenfreado desse vicio. (1)Tudo isso retarda a resolução do empecilho já que, com a facilidade para encontrar essas mercadorias cresce o risco do usuário ficar com a saúde debilitada após uma o
overdose. Tudo isso contribui para a perpetuação desse quadro deletério. "

- Desenvolvimento falho. Pelo tópico frasal, o foco é a irresponsável comercialização aos menores, mas na sequência você não aborda esse fato adequadamente, colocando, por exemplo, a questão dos comerciantes.
- (1) Esse período poderia ser resumido em um bom fechamento interno (último período) e não como argumentação.


CONCLUSÃO

"Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, o Tribunal de Contas da União)AGENTE 1) direcione capital (AÇÃO) ¬que aplique verbas destinadas a campanhas de prevenção do consumo de álcool antes dos dezoito anos e a importância de se falar sobre isso abertamente entre as famílias nos lares. Além disso, é fundamental que o Ministério Publico (AGENTE2) fiscalize e multe estabelecimentos que ofereça ou permita o consumo de bebidas alcoólicas para menores (AÇÃO 2). (1)Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More."

- Deve conter os seguintes itens: Ação, Agentes, Modo/Meio, Finalidade e Detalhamento.
- (1) Frase completamente equivocada. O termo utopia pressupõe algo inalcançável. Você acredita mesmo na possibilidade de formar uma sociedade perfeita?
- Sua conclusão está muito confusa. Mesmo com poucos itens, a identificação deste foi difícil.



Dicas para argumentação:
- utilize adjetivos e advérbios para aumentar a autoria e o seu ponto de vista.
Não deixe lacunas, o texto precisa ser autônomo e não deixar perguntas ao leitor.
- Procure perguntar sempre: Consegui convencer o leitor de que essas são as causas/consequências do problema?

Estude: estrutura, conectivos e argumentação.

não sou nenhum profissional, mas espero poder ajudar de alguma forma. Continue escrevendo, esse é o caminho para a evolução.

No futuro distópico descrito na obra cinema[…]

Jeniffeeee Poderia dar uma olhadinha por favor?

Olá, ahyesterday . Boa noite. Corrigirei s[…]

Mensagem

Toda hora eu recebo uma mensagem para avaliar a pl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM