Em primeira análise, cabe pontuar que a debilitada infraestrutura das casas de detenção é causa da persistência do problema. Comprova-se isso por meio dos dados do Ministério da Justiça, onde o número de prisões com salas de aula em todo o território nacional é de apenas 40%. Isto é, a maioria dos condenados são privados do acesso ao ensino e posterior entrada no mercado de trabalho, essa condição torna-se premissa para o regresso aos delitos. Dessa forma, percebe-se que o aumento das áreas de ensino nas penitenciárias ocasionará uma maior reintegração dos detidos.
Outrossim, convém frisar que a educação nos presídios é meio de um fito inadequado. Uma prova disso está na lei 12.433 , que garante pena inversamente proporcional às aulas assistidas, o que contraria a frase do sociólogo Gilberto Freire: "Sem um fim social o saber será a maior das futilidades". Ou seja, a Lei transmite ao recluso uma visão deturpada acerca do conceito de ensino, no qual esse é um simples meio de redução penal, isso gera indivíduos inaptos à vida em sociedade e a prováveis empregos, por insuficiente agregação de conhecimento. Destarte, a valorização da instrução no meio prisional é de suma importância para a melhora do quadro.
É evidente, portanto, que entende-se que é preciso combater tais entraves que impedem a política de ressocialização. Contudo, faz-se necessário que o Ministério da Educação, em parceria com as penitenciárias, promova aulas semanais no espaço externo da prisão, sendo encargo do detento o aprofundamento dos conteúdos dados apenas pelos livros didáticos. Nessa percepção, essa medida amenizará temporariamente o déficit na infraestrutura até que as melhorias sejam concluídas. Outrossim, os mesmos agentes devem instituir um sistema de avaliações pedagógicas para validação do período de pena reduzido. Logo, poder-se-á afirmar que o Brasil oferece os mecanismos necessários à mitigação dessa problemática e Renato Russo um narrador de fatos utópicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.