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A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, prevê o direito à segurança e ao bem-estar social à população. No entanto, atualmente na conjuntura do Brasil, vê-se um cenário contrário ao proposto pela Carta Magna, uma vez que a falta de respeito e responsabilidade no trânsito é uma realidade caótica na conjuntura do país. Posto isso, é necessário mudanças para mudar essa lamentável perspectiva.
Vale destacar, a princípio, que no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há muitas leis que são necessárias e que devem ser cumpridas, caso contrário os motoristas podem prejudicar a si ou ao próximo. Um exemplo de ato gravíssimo é dirigir alcoolizado, que acarreta uma multa de dois mil reais, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, o número de acidentes provocados pelo uso de substâncias químicas é alarmante no Brasil, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Sendo assim, o brasileiro persiste com essas ações irresponsáveis que demonstram a falta de respeito com sua vida e dos outros.
Outrossim, diante desse cenário pandêmico, o uso de automóveis aumentaram por ter se tornado um meio de segurança epidemiológica, causando imprudência no transito e desprezo pela vida. Porém, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Público, o COVID-19 trouxe um lado positivo, pois, o número de acidente diminuiu 28% nas estradas federais, entre 11 de março e 12 de abril de 2020.
Devido tal realidade, é necessário, caminhos que possam estimular o respeito e a responsabilidade no trânsito do país. Sendo assim, urge que oDepartamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) , por meio de verbas públicas, financie campanhas publicitárias de conscientização e segurança nos meios de trânsito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

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