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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se observa o respeito e responsabilidade no trânsito, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a negligência no trânsito. Nesse sentido, vem permeante na sociedade e culminante em uma série de problemas a exemplo do acúmulo de veículos nas ruas, acidentes e poluição, tende a piorar nós próximos anos, caso não sejam adotados políticas mais eficientes. Essa conjuntura, de acordo com o géografo Milson Santos, no texto "as cidadanias mutiladas", a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, na medida em que os direitos são universais e desfrutados por todos os cidadãos". Como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o uso do celular no volante como impulsionador do problema no Brasil. Cerca de 120% das mortes são referentes a pedestres. Diante de tal exposto, é notório que esse problema gera descuido de muitos motoristas, que acabam ocasionando problemas maiores. O ministro da segurança deve por meio de medidas jurídicas tornar as leis penais mais rígidas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de uma palestra em escolas, apresentando os perigos, as fatalidades e penas. Assim, torna-se a possível construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carga magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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