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Segundo o filósofo Rousseau, o homem nasce bom, a sociedade que o corrompe. Sob o mesmo ponto de vista, evidencia-se que a falta de respeito e de responsabilidade são transtornos derivados da pouquíssima consciência social. Assim, considera-se que os mesmos fatores são um dos causadores de acidentes no trânsito.

Em primeira análise, o ato de não respeitar o próximo tornou-se parte da cultura brasileira, fazendo com que tal problemática seja normalizada. De acordo com George Bernard, o progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes, não conseguem mudar nada. Ao seguir a mesma linha de raciocínio, observa-se que esta mudança se relaciona com os valores morais, uma vez que o respeito e a consciência são fatores harmônicos.

Em segundo plano, deve-se destacar a tamanha irresponsabilidade dos motoristas, pois conforme o relatório realizado em 2012 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, o uso de bebidasa alcoólica ocasiona 18% dos acidentes no tráfego. Dessa forma, se estes coeficientes não agirem simultaneamente, a tendência é aumentar o número de ocorrências, alimentando o problema no Brasil.

Infere-se, portanto, que é de suma importância não só o conhecimento dos valores morais, como também fazer dele um ato concreto. Sendo assim, é fundamental o trabalho em grupo, onde as famílias brasileiras devem reforçar os princípios morais, e o estado por sua vez, desenvolver políticas educativas de conscientização no trânsito, por meio de ações planejadas semanalmente que sejam de acesso a todos, a fim de diminuir os acidentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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