Nessa perspectiva, é lícito postular que a falha na esfera escolar é impulsionadora desse revés. Logo, de acordo com o filósofo inglês Francis Bacon, o comportamento humano é contagioso, torna-se enraizado à medida que se reproduz. Por isso, para mudanças desse comportamento é necessário o abastecimento de informações na base da educação do indivíduo. Desse modo, a ausência de ações escolares para que estimule o respeito e a responsabilidade instiga o crescimento de seres infratores.
Ademais, vale ressaltar o âmbito familiar e sua intrínseca relação com a incitação do respeito e a incumbência no trânsito. Observa-se que o papel de educar não se volta somente às escolas, mas também aos pais ou responsáveis, já que os jovens costumam deixar influenciar aos comportamentos nocivos presenciados em casa. Assim sendo, a formação para indivíduos sensatos deve ter inicio desde criança.
Portanto, seria imperioso que o DETRAN de cada Estado brasileiro junto às Secretarias de Educação oferecessem informações referentes ao trânsito por meio de palestras educacionais de forma híbrida aberta para todos e, principalmente as crianças e jovens, a fim de aguçar a empatia e responsabilidade de um verdadeiro cidadão, sendo assim, surgiriam jovens mais prudentes e responsáveis no trânsito diminuindo consideravelmente o número de acidentes nas rodovias, avenidas e ruas no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada