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Gregório de Matos, poeta luso-brasileiro, ficou conhecido como “Boca do Inferno”, pois, denunciava de modo ácido as problemáticas que devastava o século XVII. Possivelmente, se ele deparasse atualmente com o desrespeito e a irresponsabilidade presente principalmente no trânsito brasileiro, o escritor produziria críticas a respeito, uma vez que é necessário aplacar esses males no âmbito social. Dessa forma, é válido ressaltar que essa realidade é fruto da falha no ambiente escolar e familiar.

Nessa perspectiva, é lícito postular que a falha na esfera escolar é impulsionadora desse revés. Logo, de acordo com o filósofo inglês Francis Bacon, o comportamento humano é contagioso, torna-se enraizado à medida que se reproduz. Por isso, para mudanças desse comportamento é necessário o abastecimento de informações na base da educação do indivíduo. Desse modo, a ausência de ações escolares para que estimule o respeito e a responsabilidade instiga o crescimento de seres infratores.

Ademais, vale ressaltar o âmbito familiar e sua intrínseca relação com a incitação do respeito e a incumbência no trânsito. Observa-se que o papel de educar não se volta somente às escolas, mas também aos pais ou responsáveis, já que os jovens costumam deixar influenciar aos comportamentos nocivos presenciados em casa. Assim sendo, a formação para indivíduos sensatos deve ter inicio desde criança.

Portanto, seria imperioso que o DETRAN de cada Estado brasileiro junto às Secretarias de Educação oferecessem informações referentes ao trânsito por meio de palestras educacionais de forma híbrida aberta para todos e, principalmente as crianças e jovens, a fim de aguçar a empatia e responsabilidade de um verdadeiro cidadão, sendo assim, surgiriam jovens mais prudentes e responsáveis no trânsito diminuindo consideravelmente o número de acidentes nas rodovias, avenidas e ruas no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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