Vidas secas é um romance escrito em 1938 pelo célebre e polemico Graciliano Ramos. Vidas Secas é considerado uma obra-prima da literatura brasileira, retratando a dura realidade de retirantes no sertão nordestino durante os períodos de seca. O livro se destaca por sua linguagem, seca e sucinta, trazendo o ambiente que está sendo vivido para a percepção do leitor. Graciliano tem como objetivo fazer uma crítica as condições miseráveis em que pessoas se encontram.
A obra nos conta a história de Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra baleia, uma família de retirantes durante os fortes períodos de seca, retratando dificuldades sociais, injustiças, sonhos e pequenas esperanças passadas pelos personagens da obra. O autor se aprofunda na psicologia dos personagens para apresentá-los, Fabiano é retratado como um homem rude e por muitas vezes desalento, porém, com uma força interior que o impulsiona a enfrentar adversidades, por sua vez, Sinhá Vitória é apresentada como um personagem mais racional e esperançoso. Outro ponto que chama a atenção na obra é o processo de desumanização dos personagens, principalmente de Fabiano, de tal forma que, suas atividades tenham cada vez mais traços animalescos.
O escritor traz a fome e a misérias como pontos centrais para a desigualdade social presente no livro. Graciliano retrata a situação de muitas famílias marcadas pela seca, tornando Vidas Secas uma denúncia social do descaso e exploração que sofriam essas famílias. O livro traz essa desigualdade através das experiencias de Fabiano com seu chefe, que sempre tentar tirar o pouco que ainda o resta, independente da situação que Fabiano e sua família se encontre. O literato traz Vidas secas como Vidas marcadas pela busca de sobrevivência e liberdade.
Logo, Vidas Secas é uma das maiores obras literárias no cenário brasileiro, trazendo de forma realista a vida dos personagens em meio a adversidades, no contexto geral, é um livro que nos faz refletir sobre as injustiças e a resiliência que os personagens demonstram no decorrer do desenvolvimento do livro, tornando vidas secas uma obra indispensável para quem procura uma leitura realista e difícil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada