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Por GabiEstrela2
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No seriado televisivo nrte-americano "This is us" o personagem Randwall possuí um transtorno de ansiedade elevado que é causausado por situações de estresse e problemas internos ainda sem resolução, aos quais ele próprio não aceita a doença. De maneira análoga à isso, as doenças mentais não são aceitas pelos próprios portadores da doença. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a importância da mídia aproximar a situação do personagem com a realidade do telespectador e a aceitação da doença pela própria pessoa que a possuí, influenciada pela vivência do personagem.
Em primeira análise, evidencia -se que muitas produções televisivas ou de streaming têm procurado inserir essa temática cada vez mais no mercado, contudo a representação desse grupo social é escasso na mídia brasileira. Sob essa óptica são poucas as novelas, seriados, campanhas ou debates que tratam este assunto com a devida delicadeza e responsabilidade. Dessa forma, as pessoas que se inserem nesse grupo não se sentem representadas na sociedade e sim excluídas.
Além disso é notório que pelo fato de não se sentirem representadas, a maioria destes indivíduos negligenciam sua doença por falta de informação ou até por nunca ter ouvido falar de tal problema. Em outros casos sentem vergonha do que os outros vão achar ou o julgamento que irão receber já que esse assunto é pouco discutido ao público em geral. Desse modo assim como o personagem Randwall, que se reprimida e não procurava ajuda de parentes e amigos, muitos brasileiros se sentem sozinhos com a sua própria dor e sem ter com quem contar para desabafar, levando muitas vezes a situações extremas.
Depreende -se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a representação destas pessoas com transtornos mentais na mídia. Dessa maneira cabe ao Estado, órgão responsável pelo bem-estar e conscientização da população, fazer investimentos monetários nas grandes mídias brasileiras por meio de campanhas, debates, discursos televisivos a fim de que este grupo se sinta representado e consciente de sua situação mental, além de levar informação a milhares de brasileiros sobr a seriedade das doenças mentais. Somente assim, este problema será tratado com a devida prioridade e o preconceito desaparecer da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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