Primeiramente, é imprescindível ressaltar que a representação feminina é essencial para o enfrentamento da Violência Política de Gênero, onde cargos de maior poder são ocupados por homens, impondo um ambiente de sub representação para a mulher. Além de que, a participação feminina nos cargos políticos é indispensável para a criação de ideais que acatem a necessidade das mulheres e solicitem desigualdade de gênero perante a sociedade incentivando mulheres a ocuparem espaços, quase nunca antes conquistado pelo gênero feminino.
Entretanto, ainda que o comparecimento feminino nos cargos políticos seja, significativamente, importante, ainda existem inconveniências que impedem sua ascensão. Desde o início da República, em 1889, o Brasil teve somente uma presidente dentre uma comunidade de cultura machista, na qual os direitos de igualdade entre ambos os sexos favoreça mais aos homens, dificultando assim a inclusão de mulheres no cenário político, por falta de incentivos e campanhas de motivação.
Para ultrapassarmos essas barreiras, é preciso que o governo invista em cotas de financiamentos para campanhas que estimulem a participação feminina na política por meio da criação de programas liderados por mulheres, tendo assunto j uma inspiração a outras para que, trabalhando juntas, construam uma sociedade mais justa a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.