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Por mour4nim
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Na obra literária “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratada a sociedade perfeita com total ausência de conflitos. Entretanto, vê-se o oposto, quando a representação do negro na televisão brasileira é concretizada de maneira nociva. Tal fenômeno é fruto do racismo e da falta de debate.
Ademais, é necessário ressaltar a discriminação como promotora do problema. Conforme a “teoria da percepção coletiva” de Émile Durkheim, o fato social é dividido entre normal e patológico. Nesse sentido, o estado está no âmbito patológico, pois a representação negra nas emissoras nacionais é pejorativa e repleta de estereótipos, incentivando práticas racistas e desvalorização da presença negra na atuação. Desse modo, colaborando com persistência desse quadro deletério.
Ainda mais, destaca-se a carência de discussão como outro desafio. Segundo Herbamas, sociólogo alemão, “a linguagem é uma verdadeira forma de ação”. Todavia, as mídias tendem a não debater sobre a inclusão dos personagens negros com mais visibilidade nas histórias. Também, com isso é evidente que não ocorra o aumento de papéis — não de escravos, empregados, pobres e bastardos, mas de protagonistas, outras profissões e funções — para personagens de pele escura.
Logo que, é fundamental que haja medidas para reduzir a médio e longo prazo a representação grosseira do negro nas emissoras do Brasil. Então, um estímulo são a secretaria da cultura e as mídias sociais, promoverem propostas para aumentar a visibilidade negra — como histórias que valorizem os negros e atuações em papéis variados — através do aumento do número de contratações e obras voltadas a apreciação da cultura afrodescendente e integração da participação negra nas telenovelas do país, com finalidade de acabar com os estereótipos falsos e ofensivos, gerando oportunidade e visibilidade maior. Em suma se aproximar da Utopia de More. :?:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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