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#83057
A constituição Federal, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à educação, saúde, entre outros, como inerente ao cidadão brasileiro. Entretanto, ao analisar a conjuntura brasileira, podemos ver uma realidade distinta da premissa supracitada, tendo em vista que muitas pessoas não são cidadãs aos olhos do Estado, pois não têm certidão de nascimento. Desse modo é necessário intervir nessa questão, que é motivada não só pela demora dos atendimentos, mas também, a burocracia.
Em primeira análise, é importante ressaltar que uma das grandes culpadas pela falda de garantia de acesso à cidadania no Brasil, é a demora nos atendimentos, dado que muitas pessoas passam horas em filas, e, algumas não conseguem ou acabam desistindo. Como consequência, vemos que essas pessoas perdem seus direitos básicos de cidadão, como o acesso à escola. O que faz muitas pessoas serem injustiçadas, um grande recesso na sociedade, como diz Martin Luther King "A injustiça em um lugar qualquer, é uma ameaça à justiça em todo lugar".
Ademais, é possível ver a burocracia dos processos como impulsionadora do problema, dado que o processo para retirada dos documentos pode ser trabalhoso e longo, onde, muitas das vezes, é preciso ir em vários lugares. É importante salientar que, de acordo com, o IBGE em uma pesquisa feita em 2015, apenas na região Sudeste tinha cerca de 1,15 milhão de pessoas sem registro de nascimento. Logo, essa situação não pode perdurar.
Portanto, é necessário que a Vara da Infância e da Juventude, juntamente com o governo estadual, otimize o processo de emissão da certidão de nascimento, contratando mais funcionários, disponibilizando emissão e consultas online, além de revisar os processos, a fim de diminuir a burocracia. Com essas medidas, a taxa de pessoas sem registro cairia e a sociedade se tornaria mais justa, onde todos teriam acesso aos seus direitos constitucionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#83061
Olá, sua argumentação ficou um pouco rasa d+ no meu ponto de vista, olhando para a primeira e a segunda no meu ponto de vista foram ditas praticamente as mesmas coisas.
Alusão gostei da parte do Martin, porém acho que a constituição ficou um pouco simplista d+ acho que no lugar de saúde e educação você poderia ter usado Educação e cidadania, ou apenas cidadania mesmo. Com relação ao estado não enxergar as pessoas ele até tenta enxergar porém o número de pessoas que são registradas é muito baixo saca, sou apenas um pateta corrigindo tu pode tirar muito mais que isso fácil não sou corretor.

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