Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#48762
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao território brasileiro , o pau-brasil tornou-se um instrumento de comercialização , porém com a intensa retirada o desmatamento interferiu na natureza . Do mesmo modo, a forma como os alimentos são produzidos afeta não só o meio ambiente , mas o próprio ser humano. Dentre as causas que formam essa problemática estão a pecuária relacionada á criação de bovinos e os agrotóxicos colocados nas plantações.

Em primeira análise , vale ressaltar que segundo dados do IBGE , o Brasil é o maior exportador de carne bovina. Dessa forma, o aumento da criação de gado de corte se intensifica e com isso , a derrubada de árvores também aumenta, visto que a pecuária na maioria das vezes se utiliza das florestas ,como, por exemplo a Amazônia, na qual é prejudicada tanto pelas queimadas que liberam carbono na atmosfera quanto pela degradação do solo causada pela retirada da vegetação natural. Existe uma lei que pune essas ações , mas os responsáveis por esse crime ambiental geralmente não são penalizados , o que faz com que esses indivíduos não temam sua conduta.

Por conseguinte, insetos atacam plantações , o que preocupa os produtores , já que podem matar a lavoura , ou até mesmo reduzir sua qualidade junto com o preço. O meio de diminuir os desastres causados por esse animal , é a utilização de agrotóxico. Porém este é prejudicial para a saúde do ser humano quando em excesso. De acordo com o site G1 , o Brasil usa 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano. Com isso , é notório a falta de preocupação não só do governo pela liberação desta pesticida , mas também pelos agricultores mesmo sabendo da ação negativa desse produto na saúde do consumidor.

A produção de alimentos saudáveis assim como a preservação ambiental é necessário. Em vista disso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente em parceria com os governos estaduais criar o projeto ''Um mundo mais saudável'' , no qual seria feito por meio de palestras afim de debater com os produtores locais de cada região a importância de usar alternativas naturais para substituir pesticidas ,como, por exemplo insetos capazes de ter o mesmo efeito que a inseticida . Além disso, é necessário que o lugar no qual a pecuária é produzida seja substituída por terras que não precisem desmatar ou queimar , com isso o governo deve fazer parcerias com os agricultores em relação aos locais que serão produzidos, com a finalidade de não causar mais danos a natureza com a criação de bovinos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48831
@Blinders, Olá!

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao território brasileiro , o pau-brasil tornou-se um instrumento de comercialização , porém com a intensa retirada o desmatamento interferiu na natureza . Do mesmo modo, a forma como os alimentos são produzidos afeta não só o meio ambiente , mas o próprio ser humano (por que diz isso? Explique). Dentre as causas que formam essa problemática estão a pecuária relacionada á à criação de bovinos e os agrotóxicos colocados nas plantações.
Poderia ter contextualizado melhor.

Em primeira análise , vale ressaltar que segundo dados do IBGE , o Brasil é o maior exportador de carne bovina. Dessa forma, o aumento da criação de gado de corte se intensifica e, com isso , a derrubada de árvores também aumenta, visto que a pecuária na maioria das vezes se utiliza das florestas ,como, por exemplo, a Amazônia, na a qual é prejudicada tanto pelas queimadas que liberam carbono na atmosfera quanto pela degradação do solo causada pela retirada da vegetação natural.(conectivo) Existe uma lei que pune essas ações (qual lei?), mas os responsáveis por esse crime ambiental geralmente não são penalizados , o que faz com que esses indivíduos não temam sua conduta.
O desenvolvimento foi bom, só não entendi a parte pintada de rosa. Achei que estivesse fazendo relação das queimadas com a criação de gado, mas se fosse assim as queimadas poderiam ser consideradas crime ambiental??? Caso não esteja ligando um assunto ao outro, creio que não faz sentido introduzir a questão dos incêndios.

Por conseguinte, insetos atacam plantações , o que preocupa os produtores , já que podem matar a lavoura , ou até mesmo reduzir sua qualidade junto com o preço. (conectivo) O meio de diminuir os desastres causados por esse animal , é a utilização de agrotóxico. Porém, este é prejudicial para a saúde do ser humano quando em excesso. De acordo com o site G1 , o Brasil usa 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano. Com isso , é notório a falta de preocupação não só do governo pela liberação desta dessa pesticida , mas também pelos agricultores mesmo sabendo da ação negativa desse produto na saúde do consumidor.
Nos dois desenvolvimentos você não fez um fechamento, além de que nesse D2 o repertório foi apresentado depois da argumentação, o que não é legal. A argumentação ficou confusa, os agrotóxicos são necessários, como você mesmo disse, e só fazem mal se usados em excesso (o que seria um excesso nesse caso?) Então como os agricultores não poderiam usá-los? É o meio mais viável, mas caso não seja, você poderia apresentar outra opinião.

(Conectivo)A produção de alimentos saudáveis assim como a preservação ambiental é necessário. Em vista disso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, em parceria com os governos estaduais, criar o projeto ''Um mundo mais saudável'' , no o qual seria feito por meio de palestras (como funcionariam essas palestras?), afim de debater com os produtores locais de cada região a importância de usar alternativas naturais para substituir pesticidas (ótimo! O meio alternativo que eu falei no D2),como, por exemplo, insetos capazes de ter o mesmo efeito que a inseticida . Além disso, é necessário que o lugar no qual a pecuária é produzida seja substituída por terras que não precisem desmatar ou queimar (?? Se uma terra não precisa mais de desmatamento ou queimas quer dizer que provavelmente alguém já fez isso antes) , com isso o governo deve fazer parcerias com os agricultores em relação aos locais que serão produzidos, com a finalidade de não causar mais danos a à natureza com a criação de bovinos.
Não sei se a primeira proposta tem um detalhamento, a sua finalidade é bem específica mas você não apresentou mais sobre a ação, como funcionaria a palestra ou coisa do tipo.

Tente usar mais conectivos no texto e ligar melhor as ideias. Bons estudos ;)
Feliz ano novo! 🤍

Na sociedade atual,tem sido bastante discutido sob[…]

No livro “O futuro da humanidade” de A[…]

Já faz alguns anos que doenças menta[…]

Analfabetismo no Brasil

Ao analisar o tema analfabetismo no Brasil, v&ecir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM