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Por Mateus11111
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#127063
O olvidamento dos refugiados ambientais e suas adversidades geográficas
No ano de 2019, sucedeu-se uma catástrofe à qual deixaria uma marca permanente no coração de centenas de famílias brasileiras: o rompimento de barragem em Brumadinho — Município de Minas Gerais —, acontecimento responsável por deixar mais de 600 pessoas desabrigadas. Essa tragédia, anos depois, se vê esquecida, similarmente, milhares de indivíduos hoje se encontram em tal situação: sem moradia, perdidos e vulneráveis, condições impostas não somente pelos desastres naturais, mas também pelo clima regional. Perante essa conjuntura, as vítimas na tentativa de fuga, se expõem a condições de vida muitas das vezes deploráveis e alarmantes.
Sob esse viés, é raro dizer que os principais conceitos listados na Declaração Universal dos Direitos Humanos se fazem efetivos na vida dos refugiados ambientais. Mesmo existindo diversas leis acerca dos asilados, são nulas aquelas que falem especificamente sobre os derivados de problemas climáticos e ecológicos. Dessa maneira, é plausível afirmar que existe uma visível falta de atenção direcionada a eles, e é justamente por isso que se fazem presentes tantas problemáticas quando se trata de refugiados.
Outrossim, um dos problemas mais notáveis é a ação dos refugiados ambientais perante essas situações. Segundo o filósofo, teórico e escritor Rousseau, os homens exercem naturalmente seus instintos, isso também se aplica na tomada de decisões, onde, diante de uma situação de vulnerabilidade social causada pelos desastres naturais e climas não favoráveis, a opção mais voltada ao episteme — conhecimento racional — seria o deslocamento geográfico em busca de melhores condições ambientais e de vivência, que, por muitas vezes acaba gerando péssimos lugares de habitação. Em suma, tudo isso contribui ainda mais para a precarização.
Conclui-se, então, que, ao longo dos anos, os problemas relacionados aos refugiados ambientais e, portanto, os indivíduos socialmente vulneráveis, sofreram uma grave falta de atenção por parte não somente das autoridades mundiais, mas também da sociedade na totalidade. Segundo Aldous Huxley — escritor inglês—, os fatos não deixam de existir só porque são ignorados, logo, por mais que essas vítimas sejam esquecidas, elas ainda existem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mateus11111
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#127064
@Sooofll
@Boreal7867

Poderiam dar uma olhada? Após uma semana consegui finalmente entender melhor como funciona uma redação da Fuvest.

OBS: Só lembrando que a conclusão da redação da Fuvest não consiste de proposta de intervenção.
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Por Sooofll
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#127065
Oi, Mateus. Tudo bem?
No meu ponto de vista, sua redação está ótima.
Só há alguns detalhes que eu notei que você poderia fazer para aperfeiçoar seu texto.

Sua introdução está muito boa. Mas lembre sempre de colocar conectivos para retomar ao período anterior.

No ano de 2019, sucedeu-se uma catástrofe à qual deixaria uma marca permanente no coração de centenas de famílias brasileiras: o rompimento de barragem em Brumadinho — Município de Minas Gerais —, acontecimento responsável por deixar mais de 600 pessoas desabrigadas. [Diante desse cenário,] Essa a tragédia, anos depois, se vê esquecida, similarmente, milhares de indivíduos hoje se encontram em tal situação: sem moradia, perdidos e vulneráveis, condições impostas não somente pelos desastres naturais, mas também pelo clima regional. Perante essa conjuntura, as vítimas na tentativa de fuga, se expõem a condições de vida muitas das vezes deploráveis e alarmantes. [Porque? Por causa da omissão estatal? Por causa do silenciamento midiático?]

Faz parte da estrutura, desde a introdução apresentar os causadores dessa problemática. (Apresentação das teses)


D1:
Sob esse viés, é raro dizer que os principais conceitos listados na Declaração Universal dos Direitos Humanos se fazem efetivos na vida dos refugiados ambientais. [Conectivo] Mesmo existindo diversas leis acerca dos asilados, são nulas aquelas que falem especificamente sobre os derivados de problemas climáticos e ecológicos. Dessa maneira, é plausível afirmar que existe uma visível falta de atenção direcionada a eles[ Por parte de quem?], e é justamente por isso que se fazem presentes tantas problemáticas quando se trata de refugiados.

- Falta de tópico frasal
Você não expõe de forma direta de qual causa ocorre a problemática. O que, por falta de intervenção, não se vem ao caso deixar de lado.
- Outra coisa que é um ponto de vista meu mesmo, é que você poderia ter achado um repertório melhor para contextualizar. Você poderia ter discutido sobre a fala do jurista brasileiro Flávio Tartuce(que a existência de legislações anacrônicas comprometem a harmônia social). E, com isso, percebe-se uma falha na fiscalização governamental .


D2:
Outrossim, um dos problemas mais notáveis é a ação dos refugiados ambientais perante essas situações. Segundo o filósofo, teórico e escritor Rousseau, os homens exercem naturalmente seus instintos, isso também se aplica na tomada de decisões, onde em que, diante de uma situação de vulnerabilidade social causada pelos desastres naturais e climas não favoráveis, a opção mais voltada ao episteme — conhecimento racional — seria o deslocamento geográfico em busca de melhores condições ambientais e de vivência, que, por muitas vezes acaba gerando péssimos lugares de habitação. Em suma, tudo isso contribui ainda mais para a precarização.

Ok, aqui já apresenta tópico frasal. Boa argumentação!

Conclusão:
Conclui-se, então, que, ao longo dos anos, os problemas relacionados aos refugiados ambientais e, portanto, os indivíduos socialmente vulneráveis, sofreram uma grave falta de atenção por parte não somente das autoridades mundiais, mas também da sociedade na totalidade. Segundo Aldous Huxley — escritor inglês—, os fatos não deixam de existir só porque são ignorados, logo, por mais que essas vítimas sejam esquecidas, elas ainda existem.

Não sei se foi tão bom assim apresentar outro repertório na conclusão, já que, tecnicamente, é uma finalização de ideias. Mas como não conheço tão bem a estrutura da conclusão da Fuvest não posso discutir sobre . Tirando isso, sua conclusão está ótima.


É isso, amigo.
Continue enviando redações, terei o maior prazer de ler elas.
Depois vou enviar as minhas pra você corrigir tbm.. kkkkk
Bjs, bons estudossss!!

Continue a nadar, continue a nadar....
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Por Mateus11111
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#127069
@Sooofll Muito obrigado pela correção, continuarei melhorando sempre. Uma coisa que tive dificuldade em desenvolver foi o primeiro paragráfo de desenvolvimento, eu simplismente não conseguia achar um repertório para defender minha tese :(
Obs: Eu pesquisei sobre o jurista Flávio Tartuce e achei perfeito para usar como repertório. Ainda essa semana vou comprar um "caderninho de conhecimentos", pretendo anotar todos os repertórios lá, anotar as coisas me ajuda bastante a lembrar.

Já no segundo desenvolvimento eu tive uma maior fluidez (Pelo menos na minha cabeça sim...)

Eu também fiquei meio indeciso sobre o uso de repertório na conclusão, eu usei porque ouvi falar que não tem problema, mas vou evitar quando desnecessário.

Continue enviando redações também kk gosto bastante de ler elas.
Abç, bons estudos.
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Por JoaoPedro72
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#127138
Olá! Como desconheço o modelo da Fuvest, farei uma correção baseada nas características gerais dos textos de concursos para além do ENEM. Vamos lá:

Quesito gramatical: 9/10. Poucos erros gramaticais.
Entendimento e desenvolvimento do gênero dissertativo-argumentativo: 10/10. Perfeito.
Coerência e qualidade argumentativa: 7/10. Ótima coesão, mas gostaria de maior desdobramento das informações do D1 e do D2, justificando-as e falando sobre elas detalhadamente em relação às causas e às consequências.

Nota média: 8,7/10.
Muito bom!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Mateus11111
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#127164
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Como desconheço o modelo da Fuvest, farei uma correção baseada nas características gerais dos textos de concursos para além do ENEM. Vamos lá:

Quesito gramatical: 9/10. Poucos erros gramaticais.
Entendimento e desenvolvimento do gênero dissertativo-argumentativo: 10/10. Perfeito.
Coerência e qualidade argumentativa: 7/10. Ótima coesão, mas gostaria de maior desdobramento das informações do D1 e do D2, justificando-as e falando sobre elas detalhadamente em relação às causas e às consequências.

Nota média: 8,7/10.
Muito bom!

Olá, desde já gostaria de agradecer profundamente pela avaliação, realmente tive dificuldades para os desenvolvimentos e também um pouco em relação a introdução, vou ir sempre em busca de melhorar. Ah, e sempre que precisar, pode me marcar pra corrigir suas redações, farei com grande prazer, obrigado novamente.
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Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#127165
Mateus11111 escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Como desconheço o modelo da Fuvest, farei uma correção baseada nas características gerais dos textos de concursos para além do ENEM. Vamos lá:

Quesito gramatical: 9/10. Poucos erros gramaticais.
Entendimento e desenvolvimento do gênero dissertativo-argumentativo: 10/10. Perfeito.
Coerência e qualidade argumentativa: 7/10. Ótima coesão, mas gostaria de maior desdobramento das informações do D1 e do D2, justificando-as e falando sobre elas detalhadamente em relação às causas e às consequências.

Nota média: 8,7/10.
Muito bom!

Olá, desde já gostaria de agradecer profundamente pela avaliação, realmente tive dificuldades para os desenvolvimentos e também um pouco em relação a introdução, vou ir sempre em busca de melhorar. Ah, e sempre que precisar, pode me marcar pra corrigir suas redações, farei com grande prazer, obrigado novamente.
Imagina, meu caro! Agradeço pelo convite, pode deixar que lhe marcarei sim.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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